Show Rural Coopavel termina com recorde de público: 138 mil visitantes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 16ª edição do Show Rural Coopavel terminou na última sexta-feira (13) com recorde no número de visitantes. Cento e trinta e oito mil, setecentas e dez pessoas passaram pelo Centro Tecnológico Coopavel nos cinco dias desse que já é o maior evento da agropecuária brasileira e um dos mais importantes da América Latina. O diretor-presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, reuniu a imprensa para avaliar e agradecer a todas as pessoas, empresas e instituições que colaboraram para o sucesso da promoção. O 16º Show Rural Coopavel superou as expectativas mais otimistas dos organizadores e se consolida como um evento de toda a comunidade de Cascavel e do Oeste e não apenas da cooperativa. Mais de cinco mil experimentos tecnológicos para a agricultura e pecuária foram mostrados aos visitantes, além de aperfeiçoamentos em manejo, em equipamentos e lançamentos da indústria. O evento gerou 3,1 mil empregos e o número de produtores e de técnicos de fora é tão grande que o comércio, pela primeira vez, decidiu, através dos sindicatos patronal e dos trabalhadores, aprovar um aditivo e estender o seu horário de funcionamento até as 20h30. Duzentas e sessenta empresas participaram do Show Rural Coopavel, muitas delas multinacionais e que trouxeram a Cascavel seus principais diretores.

Novas tecnologias - O sucesso do evento, de acordo com Dilvo Grolli, está associado a uma condição básica: manter sempre o foco na transferência de novas tecnologias para a agricultura e pecuária. O envolvimento da comunidade já é tão importante que contribuiu para amenizar o congestionamento verificado em anos anteriores na chegada e na saída do CTC. "A Polícia Rodoviária Federal, a Rodovia das Cataratas, a Acic, a Prefeitura de Cascavel, através da CCTT, o DER e a Coopavel, analisaram o problema e criaram um sistema alternativa para melhorar a recepção aos visitantes. E deu certo", conforme Grolli. O acostamento foi liberado para o trânsito de veículos leves, enquanto que a pista foi direcionada ao tráfego pesado - ônibus e caminhões. Satisfação

Infra-estrutura - O sucesso do Show Rural Coopavel é medido pelo nível de satisfação dos visitantes e dos expositores. Os investimentos na infra-estrutura do CTC, com a criação de novas áreas de descanso, de um chafariz, de ruas calçadas e cobertas, arrancou elogios entre os visitantes e o índice superior de confirmação de empresas participantes para a próxima edição do evento, que deve ser superior a 90%, confirmam o êxito da realização. Outro bom indicador desse sucesso é poder constatar que antes do Show Rural Coopavel a média de produtividade de soja por hectare na região de Cascavel era de 1,6 mil quilos e agora está na casa de 3,6 mil e há produtores alcançando média de 4 mil quilos, ressaltou Dilvo Grolli.

Estande da Ocepar - Ao comentar sobre a iniciativa da Ocepar em organizar um estande mostrando os produtos e serviços das cooperativas paranaenses durante o Show Rural, Dilvo Grolli afirmou que é um exemplo de integração de um sistema que hoje movimenta mais de 52% do PIB agrícola do estado. "Precisamos cada vez mais mostrar sobre a importância que as cooperativas tem hoje na vida de centenas de milhares de pessoas e o estande da Ocepar teve esta missão e que foi cumprida com sucesso. Esta participação das cooperativas vem demonstrar aos próprios produtores cooperados sobre o que representa hoje sua produção e como ela está sendo industrializada, como é que as cooperativas estão valorizando o trabalho do agricultor, transformando em produtos que chegam à mesa dos consumidores aqui no Brasil e no exterior. Um produto que saiu da sua propriedade, está sendo industrializado pela cooperativa que ele é sócio, está sendo distribuído por uma frota de caminhões que pertence a sua cooperativa e que está chegando lá do outro lado do Oceano Atlântico ou do Pacífico. Essa exposição mostrou a verdadeira dimensão do sistema e para que o agricultor pudesse dizer com orgulho: eu participo desta caixinha, desta latinha, desta embalagem, desta marca", frisou Grolli.

Conteúdos Relacionados