SHOW RURAL COOPAVEL II: Cooperativa espera receber mais de 120 mil visitantes neste ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Segundo o presidente da Coopavel, Dilvo Groli, a expectativa para este ano é de que o número de visitantes supere a marca de 120 mil pessoas. “O Show Rural está pronto para receber o público de todo o Paraná, Brasil e de outros países”, afirma Groli, destacando que na segunda-feira (05/02) acontecerá a encontro da Ocepar que reunirá presidentes de cooperativas paranaenses. São esperados no dia da abertura do Show Rural Coopavel, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, o secretário de Desenvolvimento Rural Valter Bianchini, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o presidente da Itaipu, Jorge Samek.

Europeus palestram no evento - Pela primeira vez o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participará do Show Rural. Além de divulgar materiais informativos sobre produtos geneticamente modificados, como o Guia do Milho, o CIB aproveitará a oportunidade para apresentar os dados preliminares de um estudo inédito que avalia os ganhos da biotecnologia agrícola e as perdas na economia brasileira causadas pela demora na aprovação de variedades transgênicas nos últimos anos. Outra novidade que deve atrair a atenção dos visitantes é a presença de dois agricultores europeus – um da Espanha e outro da França – que cultivam milho geneticamente modificado. A convite do CIB, eles contarão suas experiências agronômicas e detalharão os benefícios econômicos e ambientais obtidos com este tipo de cultivo.

Temas - Terá destaque no evento o biodiesel, que contará com uma área exclusiva para apresentação das culturas que produzem óleo adequado. Além disso, a Embrapa Soja, a Embrapa Transferência de Tecnologia, e a Fundação Meridional apresentarão 14 cultivares de soja convencional, 8 cultivares de soja RR e 4 cultivares de soja para a alimentação humana, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural. As 14 cultivares de soja convencional são indicadas para Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A BRS 261, BRS 262, BRS 258, BRS 230, BRS 232, BRS 233, BRS 214, BRS 185, BRS 184, Embrapa 48, BRS 268, BRS 260, BRS 259 e BRS 133 possuem alto potencial de rendimento e resistência às principais doenças da soja. Um dos destaques é a BRS 184, indicada para a safrinha no sistema convencional, que tem ciclo precoce e boa produtividade. Outra cultivar em alta no mercado é a BRS 232. Em relação à pecuária, o produtor poderá contar com orientações técnicas sobre leite e corte, carne e suínos, pastagens, entre outros temas. (com informações do site Show Rural)

Conteúdos Relacionados