SAFRA 2007/08: Plantio está atrasado no Norte do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No norte do Paraná, o plantio da soja está atrasado por causa do excesso de chuva. Na região de Maringá, as máquinas estão paradas. Céu fechado, nuvens escuras e muita chuva. Com isso, o plantio da soja está parado. Pelas informações da Secretaria de Agricultura, a previsão é de uma área plantada de quase quatro milhões de hectares para esta safra, mas até agora nem a metade disso foi cultivado.

Estiagem - Na região de Maringá, primeiro foi a seca. Foram dois meses de estiagem que atrasaram o início do trabalho. Agora é o excesso de água que atrapalha a plantação. A terra está pronta para o plantio, mas o agricultor José Roberto de Oliveira continua com as mãos no bolso. Por causa da umidade, as máquinas não conseguem entrar na lavoura. "Tem de esperar o sol para plantar. Com mais um ou dois dias de sol a gente volta a plantar", comenta.

Paciência - Na propriedade do agricultor José Francisco Pelissari choveu 80 milímetros em dois dias. Aí não teve jeito: ele recolheu as máquinas e parou o plantio pela metade. Dos 200 hectares, 100 foram plantados. Enquanto a chuvarada não passa, ele e o irmão aproveitam para arrumar os equipamentos. As sementes continuam guardadas para quando o tempo firmar novamente. "Até dia 15 de dezembro o plantio é recomendado na região. Então está dentro do prazo", diz. (Globo Rural) 

Conteúdos Relacionados