Safra 2004/2005: Governo anuncia estimativa para intenção de plantio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Ministro Roberto Rodrigues anunciou nesta quarta-feira (27), o Primeiro Levantamento de Intenção de Plantio da Safra 2004/2005, realizado por técnicos da Conab e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo este levantamento, a intenção dos produtores rurais é de plantar na próxima safra, aproximadamente, 48,61 milhões de hectares com os principais graníferos, o que representa um acréscimo da ordem de 1,0 milhão de hectares em relação ao ano anterior. Antes, a perspectiva do Mapa era de que o incremento na área plantada fosse de 3,0 milhões de ha. Todavia, vale observar que, segundo os pesquisadores, haverá crescimento de área plantada com soja e algodão proporcionado pela substituição de pastagens e de plantio de arroz.
Mercado – Segundo Gustavo Prado, assessor da gerência técnica da OCB e que acompanhou a coletiva do ministro em Brasília, os principais fatores que levaram os pesquisadores da Conab e do Ministério a reverem, para baixo, este número foram: as quedas nas cotações das principais commodities agrícolas, nos mercados nacional e internacional, o aumento dos preços do barril de petróleo e do aço e, conseqüentemente, a diminuição da utilização de insumos na lavoura, especialmente de fertilizante, “fatores estes que – segundo Gustavo - não deverão atingir com a mesma intensidade os produtores cooperativados pelo fato de serem assistidos pelas suas cooperativas que lhes um suporte tecnológico”, frisa.
Previsões - Do lado da produção, constatou-se um aumento de 12%, passando de 119,25 milhões de toneladas, na Safra 2003/04 (6o Levantamento de Safra da Conab), para 130,90 milhões de toneladas na Safra 2004/05. Os produtos que contribuirão para o crescimento da produção são a soja, com incremento de 22%, algodão, com aumento de 10%, e o milho, com 3%. Este último merece destaque, pois a previsão é de diminuição de área, sinalizando, portanto, crescimento de produtividade, especialmente da safrinha. Durante o anúncio da estimativa, também foi feita uma previsão sobre a produção de soja geneticamente modificada para a Safra 2004/05 que é de 12,0 milhões de toneladas.
Exportações - Na Balança Comercial do Agronegócio, do lado da exportação, os produtos do Complexo Soja sofrerão aumento de 5,87 milhões de toneladas, ou US$ 12,0 bilhões. Já do lado da importação, prevê-se a compra de 5,0 milhões de toneladas de trigo, principalmente da Argentina, e 90,0 mil toneladas de algodão.
Entraves - Finalmente, para a comercialização destes produtos, a previsão orçamentária para aplicação nos instrumentos de Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM, nas Operações Oficiais de Crédito – 2OC, é de R$ 2,1 bilhões, antes da regulamentação da Parceria Público/Privada – PPP. Quanto aos entraves ao escoamento da safra, o Governo Federal investirá recursos financeiros na ampliação e na modernização dos portos, das principais rodovias de rota mercantil e das ferrovias, e na armazenagem, com o intuito de alcançar 10% da safra produzida em 2005. Ambos projetos são acompanhados por comissões interministeriais.