RISCO CLIMÁTICO: Publicado zoneamento agrícola da mandioca no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os zoneamentos de risco climático para a cultura da mandioca, nos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná, safra 2009, foram publicados nesta terça-feira (17/03), no Diário Oficial da União (DOU). O objetivo do zoneamento agrícola é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultado da análise de séries climáticas históricas, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo.

Condições - No estado de Mato Grosso do Sul, o índice de chuva e a temperatura são favoráveis ao cultivo da mandioca. A cultura também contribui fortemente com a economia local, sendo a produção ligada diretamente às pequenas propriedades rurais e indústria. Já no Paraná, as baixas temperaturas e a quantidade de água no solo podem prejudicar o cultivo da mandioca. Com isso, o zoneamento agrícola identificou as áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático. (Mapa)

 

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA

DEPARTAMENTO DE GESTÃO DE RISCO RURAL

COORDENAÇÃO-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO

 

PORTARIA Nº 41, DE 16 DE MARÇO DE 2009.

O COORDENADOR-GERAL DE ZONEAMENTO AGROPECUÁRIO, no uso de suas atribuições e competências estabelecidas pelas Portarias nº 440, de 24 de outubro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 25 de outubro de 2005, e nº 17, de 6 de janeiro de 2006, publicada no Diário Oficial da União de 9 de janeiro de 2006, resolve:

Art. 1º Aprovar o Zoneamento Agrícola para a cultura de mandioca no Estado Mato Grosso do Sul, safra 2009, conforme anexo.

Art. 2º Esta Portaria tem vigência específica para a safra definida no art. 1º e entra em vigor na data de sua publicação.

                                                                                                                                                                                                                          GUSTAVO BRACALE

Clique aqui e confira a íntegra da portaria  sobre o zoneamento para a cultura da mandioca no PR

Conteúdos Relacionados