REUNIÃO INSTITUCIONAL II: Coonagro e Ocepar discutem indicadores econômicos e planejamento estratégico

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Na manhã de sexta-feira (11/06), representantes do Sistema Ocepar e da Coonagro – Cooperativa Nacional Agroindustrial - realizaram reunião institucional, discutindo indicadores e cenários do cooperativismo. O encontro, por meio de videoconferência, contou com a presença de membros do Conselho de Administração e da diretoria executiva da Coonagro. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a abertura da reunião, fazendo um relato dos temas que estão exigindo atenção do cooperativismo, entre eles o Plano Safra, a reforma tributária, o novo ciclo de planejamento estratégico do setor, o PRC 200, e as discussões em torno do novo modelo de concessão para os pedágios no Paraná. Participaram também os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar), o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, o analista técnico Emerson Barcik, além de gerentes, coordenadores e analistas de diversas áreas.

A Cooperativa - Criada em 2008, a Coonagro é uma central que reúne nove cooperativas agropecuárias que congregam 22 mil cooperados. Com o foco no setor de fertilizantes, o objetivo da Coonagro é proteger suas associadas dos efeitos da concentração de mercado no agronegócio, gerando melhores resultados por meio da atuação conjunta. Em 2020, a Coonagro teve um faturamento de R$ 661,7 milhões, um crescimento de 16% em comparação ao ano anterior. As sobras do exercício tiveram elevação de 64,5%, fechando o ano em R$ 21,3 milhões. Participam da central as cooperativas Agrária, Coopagrícola, Capal, Castrolanda, Frísia, Cocari, Coanorp, Cooperval e Bom Jesus. A Coonagro tem 214 funcionários.

Estratégia - Na avaliação do diretor executivo da Coonagro, Mario Sérgio do Prado, os resultados favoráveis alcançados em 2020 foram consequência de uma estratégia contínua de inteligência de mercado. “Os fertilizantes já têm alto valor agregado na matéria-prima, o que torna difícil gerar aumento nas margens de negociação. Para que isso seja possível, é preciso identificar o momento certo para a compra e importação. Foi o que a cooperativa fez de forma assertiva, ampliando consideravelmente sua margem bruta na comercialização. Ao mesmo tempo, também seguimos um planejamento estratégico conservador, com estimativas realistas de crescimento”, explicou.

Informações - A promoção de reuniões institucionais faz parte das estratégias do Sistema Ocepar para informar as cooperativas associadas em relação aos principais assuntos que norteiam a organização no momento, bem como para atualizá-las em relação aos indicadores do cooperativismo e da cooperativa em questão, inclusive, com um comparativo com outras cooperativas do mesmo ramo e porte. Nessas reuniões, também são tratados assuntos relacionados ao Sescoop/PR, com a apresentação das áreas de Monitoramento, Profissionalização, Promoção Social e Gestão Estratégica, e as ações que as cooperativas podem executar, com o suporte financeiro do “S” das cooperativas.

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