REUNIÃO INSTITUCIONAL: Assuntos que estão no radar do cooperativismo pautam encontro entre Sistema Ocepar e gestores da Copagril

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Mesmo enfrentando um cenário difícil de pandemia, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon, Oeste do Paraná, avançou em suas operações de recebimento da produção, industrialização e comercialização de produtos agropecuários. O destaque na composição do faturamento de R$ 2,5 bilhões em 2020, montante 43,76% superior em relação a 2019, foi o aumento na recepção de grãos, principalmente soja, 82% a mais em comparação ao ano anterior, e trigo, aumento de 128% em 2020. Para 2021, a expectativa é atingir um faturamento de R$ 2,74 bilhões, resultado que deve ser alavancado, segundo a diretoria da cooperativa, pela indústria de óleo que deve entrar em operação a partir de agosto deste ano.

Reunião - Os resultados da Copagril, inclusive com um comparativo em relação a cooperativas do mesmo ramo e região, foram o assunto da reunião institucional, na tarde desta segunda-feira (10/05), entre o Sistema Ocepar e gestores da cooperativa. Além do seu presidente, Ricardo Chapla, participaram: Elói Darci Podkowa (vice-presidente), Márcio Buss (diretor-secretário), Marco Antônio Hensel (superintendente administrativo e financeiro), Luiz Fernando Cilento Mraz (gerente financeiro), Lucas Lima (gerente de recursos humanos), Gilberto Mayer (gerente de contabilidade e controladoria) e Junior Paulinho Niszczak (assessoria de Marketing, Comunicação e Cooperativismo).

Sistema Ocepar - Pelo Sistema Ocepar, participaram o presidente José Roberto Ricken, os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Nelson Costa (Fecoopar) e Robson Mafioletti (Ocepar), os gerentes Flávio Turra (Getec) e Maria Emília Pereira Lima (Gecoop), além de coordenadores e analistas de diversas áreas. “A vantagem do virtual é a possibilidade de reunir todo o time. Assim, podemos ampliar a pauta e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir na ocasião”, disse Boesche.

Acompanhamento - “Estas reuniões são importantes para analisarmos individualmente os números relacionados a faturamento, receitas, sobras, margem de risco, capacidade de pagamento e outros indicadores que compõem o panorama financeiro das cooperativas paranaenses”, explica o coordenador de Monitoramento do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. A reunião institucional entre o Sistema Ocepar e as suas filiadas ainda tem por finalidade apresentar os assuntos que estão no foco de trabalho da organização. Por este motivo, estão em pauta nas reuniões deste ano temas como sanidade, em especial, a expectativa em torno do reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, crédito rural, infraestrutura, representação institucional, negociações sindicais, mercado, reforma tributária, plano safra, planejamento e treinamentos.

Conteúdos Relacionados