RECONVERSÃO É TEMA DA FEIRA DE LONDRINA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Experiências bem sucedidas em programas de aumento da renda e melhoria na qualidade de vida do agricultor serão debatidas durante o painel sobre Desenvolvimento Rural, dia 8 às 12h30, no recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga, em Londrina. O evento abre a programação técnica da exposição. O que será apresentado faz parte de todo um processo de desenvolvimento do campo executado pelo governo do Estado através dos vários órgãos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Serão mostradas experiências com resultados positivos nos municípios de Pitangueiras (reconversão agrícola e agregação de renda), Nova América da Colina (organização da produção e comercialização da laranja), Andirá (a banana como fator de mobilização social e geração de renda) e Londrina (gestão participativa através dos Conselhos de Desenvolvimento Rural e Conselhos Distritais).

Seminário sobre pecuária de corte - O 3º Seminário de Pecuária de Corte (dia 9 de abril, às 17 horas, no Auditório Milton Alcover, Parque Ney Braga) terá como focos principais a rastreabilidade e a cadeia produtiva da carne na organização do pecuarista para valorizar o produto no "depois da porteira". Falarão os pesquisadores do Iapar Elir de Oliveira e José Luiz Moletta. O extensionista da Emater Geraldo Moreli, que vai coordenar o seminário, espera a participação 250 pessoas. O seminário vai colocar em discussão atividades do governo no setor - através da Secretaria da Agricultura e suas vinculadas. Faz parte de um processo de desenvolvimento rural integral que inclui parcerias e envolvimento de representantes da pecuária. O esforço do governo do Paraná é organizar a cadeia da carne, garantir mercado e remuneração do produtor. Ao mesmo tempo, busca garantir melhor qualidade para os consumidores. O mercado da carne bovina está em franca expansão e exige uma contrapartida dos produtores, como controle de qualidade e identificação da merca-doria.

Noite do Agronegócio Cooperativo - As cooperativas Coceal, Confepar, Integrada, Valcoop e Cofecatu, promovem, no dia 10, às 20 horas, na Feira de Londrina, com palestra do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. O evento é uma oportunidade de contato entre os dirigentes das cooperativas, fornecedores, grandes clientes e a imprensa. O encontro é dirigido a um grupo seleto de empresários, imprensa, instituições e dirigentes das cooperativas. O presidente da Ocepar falará sobre o agronegócio cooperativo. As cooperativas integrantes do Núcleo Norte da Ocepar também estão participando da feira, com um estande de 81 m2, onde estão expostos banners sobre o Cooperativismo Paranaense e produtos e serviços das cooperativas Coceal, Confepar, Sicredi, Integrada, Valcoop, Cofercatu e Corol. Técnicos ou dirigentes das cooperativas participantes do estande estarão no estande, diariamente, para atendimento personalizado dos visitantes, fornecedores e clientes. O café Corol estará sendo oferecido aos visitantes.

Público de 1 milhão de pessoas - Os organizadores da Feira de Londrina estimam que cerca de 1 milhão de pessoas comparecerão aos vários eventos. No total, as vendas da feira devem chegar a R$ 120 milhões, dos quais R$ 8 milhões apenas nos leilões. Nos vários recintos do parque estão instalados 350 estandes de empresas e instituições do setor agropecuário.

Conteúdos Relacionados