RECONHECIMENTO: Presidente da Abag recebe prêmio de Engenheiro Agrônomo do Ano

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Luiz Carlos Corrêa Carvalho (Caio), recebeu na última sexta-feira (15/06), o prêmio “Deusa Ceres” de Engenheiro Agrônomo do Ano. O Prêmio concedido anualmente pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) presta homenagens aos engenheiros agrônomos que, por suas atividades e exercício profissional, prestaram grandes contribuições ao setor agrícola. As honrarias foram prestadas num evento festivo chamado "Noite da Deusa Ceres". Os eleitos para o rol de engenheiros agrônomos ilustres da AEASP receberam como prêmio uma estatueta da Deusa Ceres, a Deusa da Agricultura.

Categorias - As homenagens são divididas em três categorias: "Engenheiro Agrônomo do Ano", conferida a somente um profissional por vez, desde 1972 e "Medalha Fernando Costa", que contempla aqueles que se destacaram nas áreas de Liderança Rural, Iniciativa Privada, Ensino, Pesquisa e Extensão, além da categoria "Destaque", para pessoas ou empresas que, de alguma forma, deram sua contribuição ao meio agronômico. O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, foi homenageado como o Engenheiro Agrônomo Emérito.

Paixão - Ao agradecer a homenagem, Caio Carvalho citou uma frase de Charles Chaplin. “Lute com determinação, abrace a vida com paixão, vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve a ser significante”. “Paixão é uma coisa que sempre me moveu, não fosse isso, seguramente eu não estaria aqui. Por acaso, ser o engenheiro agrônomo de 2011 é muito interessante, um ano estranho, em que vimos preços elevados e um potencial enorme. Mas principalmente para aqueles, que como eu, ouviram que o engenheiro agrônomo será o homem do futuro e que o Brasil será esse futuro, o futuro chegou. E todos nós temos que valorizar a ousadia, quando nós somos considerados o país do presente, a ousadia será uma característica que diferenciará o Brasil que era do Brasil que será”, finalizou Carvalho.

 Perfil - Caio Carvalho é formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz – ESALQ/USP (1973), com pós-graduação em Agronomia e em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP e Vanderbilt University (USA). Com grande conhecimento no setor de açúcar e álcool, Caio atua desde 1983, como diretor da CANAPLAN, empresa de consultoria e projetos para o setor sucroalcooleiro;  é também diretor de Relações com o Mercado das Usinas do Grupo Alto Alegre S/A e sócio da Bioagencia, empresa comercializadora de etanol nos mercados interno e externo.

Outros cargos - Foi Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (Consagro/Mapa) e Conselheiro do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira. É Conselheiro da FEALQ – Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo; Membro do Conselho Superior do Agronegócio, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, também foi executivo de organizações públicas e privadas, entre elas a Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. Caio Carvalho assumiu a presidência da ABAG em janeiro de 2012. (ABAG)

Conteúdos Relacionados