RECOMENDAÇÃO: Bianchini alerta produtores para plantio dentro de período de zoneamento

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, manifestou preocupação com o plantio da safra de verão 2007/2008 diante da evolução da estiagem no Paraná. Ele diz que ainda estamos no período de inverno e os produtores devem ter cautela e seguir o zoneamento agrícola estabelecido pelo Ministério da Agricultura antes de plantar. Bianchini recomendou a prorrogação do plantio, dentro do prazo estabelecido pelo zoneamento, até que a situação climática se aproxime da normalidade. Outra recomendação aos produtores é o monitoramento do clima pelos principais institutos de meteorologia do Paraná e do Brasil antes de iniciar o plantio, alertou o técnico Agenor Santa Rita, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Segundo ele, o produtor pode se animar com um dia de chuva, mas depois pode perder os insumos se a chuva for seguida de um novo período de seca.

Clima -Os produtores devem seguir rigorosamente o zoneamento para evitar perdas de sementes e insumos, afirmou também o diretor do Deral, Francisco Simioni. "O produtor deve estar atento a todas as recomendações da pesquisa e assistência técnica, considerando que um plantio em dia errado pode comprometer a produção, produtividade e rentabilidade das lavouras", de acordo com Simioni. O diretor do Deral destacou ainda que o clima extremamente seco ocorrido no inverno, e a possibilidade de uma extensão desse quadro durante a primavera, com um regime de chuvas esparsas sobre o Estado, como está sendo previsto pelos institutos de meteorologia, poderá atrasar o plantio das principais culturas de verão. Embora os trabalhos de preparação do solo já estejam sendo prejudicados pela estiagem, Simioni alertou que a situação para o plantio de soja e milho é menos preocupante que para o feijão, porque os produtores têm prazo maior de plantio.

Zoneamento - No Paraná, o período indicado pelo zoneamento para o plantio do milho da primeira safra inicia-se em 21 de agosto e prolonga-se até 10 de novembro, com concentração de plantio entre os meses de setembro e outubro. O período recomendado para plantar a soja é mais restrito e concentra-se entre 15 de outubro a 30 de dezembro. "Os produtores devem optar por variedades adequadas para o período de plantio recomendado", alertou Bianchini. Para os produtores de feijão, que antecipam o plantio da primeira safra, que é a principal no Estado, Bianchini recomendou cautela.

Deral - Segundo previsão do Deral, o plantio do feijão já está atrasado em 10% no Estado. O zoneamento agrícola prevê o plantio de feijão da primeira safra entre 11 de julho a 31 de outubro nas principais regiões produtoras. Para o engenheiro agrônomo do Deral, Otamar Hubner, diante da situação crítica da agricultura, que é uma atividade de risco agora agravada com a estiagem, o produtor rural não deve iniciar nenhum plantio sem antes consultar a assistência técnica local como a Emater, cooperativas ou das empresas privadas. "Essa cautela deve ser adotada para reduzir os riscos", lembrou. (Agência Estadual de Notícias)

Conteúdos Relacionados