Presidente da Ocepar quer traçar metas até 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, ressaltou que o foco central do encontro de cooperativas, realizado na manhã desta terça-feira (13/04) na 44ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, foi formatar o planejamento estratégico para 2005 e traçar metas até 2010. Ele ressalta a necessidade da somatória de forças, procurando uma participação mais ativa dentro do mercado interno e especialmente um processo de agroindustrialização voltado ao mercado externo. "A cooperativa tem um grande dom de aglutinar a pequena economia dos produtores, fazer viabilizar o processo de agroindustrialização e viabilizar a comercialização desses produtos, permitindo uma maior remuneração ao produtor." Koslovski afirma que as cooperativas do Paraná detêm 100 mil produtores no setor agropecuário e um faturamento acima de 11 bilhões de reais. "No total foram exportados US$ 700 milhões em produtos primários e agro-industrializados". Segundo ele, isso possibilita que, além de toda remuneração normal que é feita aos produtores, sobrem mais de 500 milhões de reais para estes 100 mil produtores. Na opinião de Koslovski, tais números são suficientes para comprovar a importância do papel que as cooperativas exercem em relação ao agronegócio, pois defendem os interesses especialmente dos pequenos produtores, que representam 85% dos produtores que formam as cooperativas do Paraná.

Políticas públicas - Koslovski diz que os grandes desafios são em relação às políticas públicas. Ele cita que a carga tributária pesa muito sobre o setor. "Nós temos uma carga tributária que vem penalizando a cada dia o alimento - "e isso não ocorre em países desenvolvidos e cria uma grande restrição em relação aos nossos produtos". Além disso, o presidente da Ocepar aponta uma grande deficiência em relação à falta de infra-estrutura, criticando as condições de estrada, de porto e das ferrovias. "Isso tem feito que o custo Brasil seja um diferencial negativo em relação aos outros países. Quando analisamos custo de produção, nós somos competitivos com qualquer país do mundo, quando chega no pós-porteira é que temos deficiências. Essa questão de infra-estrutura deve ser vista com muito carinho, porque hoje nós estamos produzindo cerca de 120 milhões de toneladas e temos deficiências muito grandes nesse setor. Se tivermos um crescimento da forma como vem acontecendo nós vamos ter um colapso entre a produção e a infra-estrutura para receber essa produção". João Paulo afirma que as Cooperativas estão trabalhando fortemente nessa questão de investimento em infra-estrutura, pois só neste ano vão investir mais de R$ 240 milhões só em armazenagem. O presidente da Ocepar ressalta que as cooperativas também têm feito um trabalho sistemático junto ao governo federal, aos ministérios dos Transportes, da Agricultura, da Fazenda e Planejamento e também junto ao Congresso Nacional, para que sejam alocados recursos para viabilizar a montagem desta infra-estrutura mínima para receber adequadamente a produção.

Integração - O presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP), Edson Neme Ruiz, falou no discurso de abertura do Encontro de Cooperativas sobre a necessidade de integração dos representantes do setor agropecuário. Ruiz enalteceu que os cooperativistas deviam ser mais valorizados, pois eles geram empregos, equilibram a balança comercial e fornecem alimentos para a população brasileira. Ruiz aproveitou para entregar um troféu com o tema Segurança Alimentar, que ilustra os cartazes da Exposição deste ano, para o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski. João Paulo agradeceu o presente e fez elogios à administração de Edson Neme Ruiz à frente da SRP, enaltecendo que o Parque de Exposições está bem organizado, bem limpo e com muitas melhorias implantadas na infra-estrutura. "É um trabalho magnífico e é muito importante que as potências do agronegócio brasileiro estejam reunidas. Só assim teremos condições de lutar pela nossa classe", disse Koslovski. (Fonte: Assessoria de Imprensa SRP)

Conteúdos Relacionados