PECUÁRIA: APCBRH homenageia criadores destaques da Raça Holandesa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

DSC 0746Este ano, o jantar de premiação dos criadores destaques da raça holandesa 2011 da Associação Paranaense de Criadores Bovinos da Raça Holandesa aconteceu no dia 15 de junho, no Clube Social de Carambeí. Reunindo cerca de 350 produtores associados, seus familiares e colaboradores o evento premiou os criadores detentores de médias de produção e índices de conformação de rebanho equiparáveis a números internacionais em Serviços de Registro Genealógico, Classificação para Tipo e Controle Leiteiro.

Trabalho conjunto - “A premiação mostra que é possível produzir com qualidade graças ao trabalho conjunto, que envolve as associações brasileiras, técnicos, médicos veterinários, parceiros ouro, criadores, seus familiares e colaboradores. Nesta noite, premiamos um trabalho desenvolvido ao longo de muito tempo”, disse o presidente da APCBRH, Hans Jan Groenwold, em seu discurso de abertura.

Sustentabilidade - Outro destaque mencionado pelo presidente, Hans Groenwold, é a representatividade da associação no País, que é referência na criação de vaca holandesa no Brasil de forma sustentável em suas práticas. “Nossos criadores sabem o que querem e onde querem chegar, e é uma satisfação saber que a associação contribui para isso, nos seus quase 60 anos de existência. Nossa visão esta descrita nos bezerros, que são a nova geração da raça; nossa missão é demonstrada nos objetivos realizados através das premiações e nos inúmeros certificados que recebemos e que estão estampados em nosso escritório”, afirma Hans, que atribui o desempenho da associação pelo aprendizado com a equipe técnica, que fortalece a classe com o melhoramento em nutrição, sanidade, economia e até mesmo o fator psicológico, para lidar com as pessoas.

Novos projetos - Para o superintendente da Associação, Altair Antonio Valloto, para acompanhar todo este desenvolvimento genético e de qualidade leiteira dos criadores associados, é preciso investimentos. “A nova diretoria tem praticado novos rumos, com planejamento, orçamento anual definido e planos para sustentar o crescimento das amostras. Atualmente, realizamos 180.000 amostras ao mês, um crescimento anual de 21%. Para atender esta demanda, iremos ampliar em 400 m2 nossa área de laboratório, resultado do empenho de uma diretoria coesa. Queremos ser o número 1  em amostras no Brasil”,  define Altair, que em seu pronunciamento, também enfatizou o crescimento do número de vacas registradas e de controle leiteiro, que são destaques nacionais.

DSC 0760Industrialização - O presidente da Cooperativa Batavo, Renato Greidanus, tomou o uso da palavra para enfatizar a importância do desenvolvimento dos produtos lácteos graças a qualidade da produção. “A industrialização do leite nas cooperativas dos Campos Gerais é respeitada pela qualidade na produção nas propriedades, resultado da evolução genética e aprimoramento tecnológico constantes. Isto é garantido pelo primoroso trabalho dos criadores, que estão amparados historicamente pela APCBRH, que lhes presta um apoio sempre alinhado a este crescimento de forma profissionalizada e atuante, contribuindo para a rentabilização do produtor”, argumenta Renato, que parabeniza a Associação pelo seu papel fundamental para o desenvolvimento da raça e parceria.

Eficiência - O evento também foi agraciado pela presença do Secretário da Agricultura e Pecuária, Norberto Anacleto Ortigara, também representando o governador Beto Richa. Para o secretário, a região dos Campos Gerais é referência nacional na atividade. “Esta referência é resultado de uma produtividade organizada, com melhores métodos, sanidade, genética aprimorada e tecnologia de ponta, com muita eficiência no sistema de produção dos pecuaristas. Produtores e cooperativas: continuem nesta direção, pois o negócio leite é a razão para a composição da renda das famílias”, justificou Norberto, motivado pelos padrões de excelência e respeitos aos requisitos industriais levados à risca pelos produtores. “Finalizo parabenizando a APCBRH e a esta importante homenagem aos criadores. Vamos retribuir este empenho através dos investimentos na ampliação do laboratório para serviço aos produtores”.

Premiações - O evento da APCBRH foi prestigiado pelo presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, Celso José Munaretto; diretor de Eventos da Gadolando/RS, Daniel Gomes; superintendente da ACGHMG, Cleocy Fam de Mendonça Júnior; superintendente de Registro da APCH/SP, Laércio de Souza Campos e o gerente Administrativo e de Informática da ABCBRH/SP, Altamir Marques. Além da presença do presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg; do diretor-geral da Seab, Otamir Martins; de Elizabeth Nogueira Fernandes, Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite; dos representantes do CRMV-PR: Luiz Carlos Rodrigues, Felipe Pohl de Souza; Leandro Cavalcante Lipinski; do supervisor Regional da Adapar/Seab, Luiz Antonio Scheur; do gerente Regional da Emater, Osmar Wagner; de autoridades do município de Carambeí e demais autoridades dos diferentes setores governamentais e do agronegócio.

Parceiros ouro - Estiveram ainda presentes os parceiros ouro da APCBRH: Semex, CRV Lagoa, Select Sires Do Brasil, Alta Genetics, Araucária Genética, Genervations Brasil, Nutron, Agrária, Tectron, Veterinária Preventiva, IDEXX e Elanco que, na oportunidade, também foram homenageados. (Imprensa Batavo)

DSC 0769

Conteúdos Relacionados