Paranaenses concluem colheita da safra 2003/04

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A colheita de grãos da safra 2003/04 do Paraná, avaliada em 26 milhões de toneladas, está praticamente concluída. Segundo estimativas do Deral - Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, os agricultores já colheram 99,5% de suas lavouras, restando apenas um pouco de trigo, cevada e girassol, que deverão estar colhidos até meados de dezembro. Da produção total, 75% já foi comercializada. De acordo com o economista Norberto Ortigara, responsável pela previsão de safras e custos de produção, continuam lentas as comercializações de soja, milho e trigo, em função dos baixos preços praticados no mercado.

Produção - A safra 2003/04 foi 14,3% menor que a safra recorde de 2002/03, de 30,34 milhões de toneladas, a maior até agora colhida no Paraná. "Essa queda se deve principalmente pela grande quebra na produção de soja, devido à seca, e ao não plantio de um quarto de área de milho safrinha, também prejudicado pela estiagem", explicou Ortigara. Cerca de 96% da safra de inverno foi colhida, e restam apenas 38% para serem comercializados. A produção total é estimada é de 3,66 milhões de toneladas, pouco inferior à excepcional safra de 203, que foi de 3,6 milhões de toneladas.

Nova safra - O destaque da nova safra deve ficar por conta da soja, plantada em 4,08 milhões de hectares e com previsão de colheita de 13,38 milhões de toneladas. De acordo com Norberto Ortigara, as lavouras de soja crescem em detrimento da área de milho. Outro dado importante levantado pelo Deral é o crescimento da área de algodão em 15% se comparada à safra anterior, e com expectativa de 40% de aumento na produção. Nessa cultura, houve investimento de tecnologia, que contribuiu para elevar o nível de produção. (Gazeta do Paraná)

Conteúdos Relacionados