Paraná assume vice-presidência do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, tomou posse nessa terça-feira (25/02) como vice-presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), representando a região Sul para o mandato referente ao biênio 2025-2027. O novo presidente eleito é o secretário da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Flávio César Mendes de Oliveira.
A cerimônia aconteceu na sede do Comsefaz, em Brasília, e contou com a presença de secretários estaduais de Fazenda de todo o país, além de governadores, parlamentares e representantes de diversas entidades.
O Comsefaz atua na integração e articulação dos secretários estaduais de Fazenda, promovendo o diálogo com o governo federal e os poderes Legislativo e Judiciário. Seu objetivo é fortalecer a gestão fiscal, financeira e tributária do país, assegurando que os Estados tenham protagonismo nas decisões que impactam suas economias.
Por isso mesmo, a nova gestão terá como metas a modernização da gestão fiscal, a busca pelo equilíbrio financeiro e a defesa dos interesses financeiros dos estados. Outro desafio que o Comitê terá de encarar são os preparativos para a implementação da Reforma Tributária, que passa a valer a partir de 2027.
Assim, Ortigara assume o cargo no intuito de representar as demandas fiscais da região Sul. “Uma reforma tributária justa e equilibrada é fundamental para simplificar o sistema tributário, reduzir a carga tributária sobre as empresas e estimular o crescimento econômico”, afirma o secretário. “E vamos trabalhar para que a transição para o novo modelo seja o mais vantajoso para todos”.
Norberto Ortigara é servidor público estadual há mais de 45 anos e está à frente da Secretaria da Fazenda do Paraná desde 2019. Possui formação técnica em agropecuária pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria. Cursou Economia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ingressou em 1974 e se graduou em 1977. Além disso, possui pós-graduações em Economia Rural e Gestão Pública em Segurança Alimentar. (Agência Estadual de Notícias)
FOTOS: Ricardo Gonçalvez / Comsefaz