OPINIÃO: Acreditar Sempre!

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Estamos concluindo mais um ano de intensas atividades. As dificuldades impostas pela crise mundial, que afetou sobremaneira o setor produtivo, exigiram muita determinação para superar as restrições creditícias, a queda de renda nas exportações, com o real valorizado, as condições climáticas adversas, a redução nos preços dos principais produtos agrícolas e até mesmo a descrença de muitos quanto à possibilidade de sair desta situação sem grandes abalos.

Ainda que pese sobre alguns setores um grande fardo de problemas, que certamente exigirá a tomada de medidas drásticas de até reduzir o tamanho da empresa, nada impede que continuemos determinados a fazer com que tenhamos, em 2010, um desempenho que permita alcançar em todos os seus amplos aspectos, o crescimento contínuo, sistemático, sustentado e equilibrado.

Acreditar sempre que é possível fazer melhor, é algo intrínseco àqueles que fazem da cooperação um alicerce de vida. A somatória de forças, a solidariedade, fizeram com que o cooperativismo paranaense mais uma vez pudesse demonstrar à sociedade que é possível melhorar a vida das pessoas, quando se trabalha aglutinando, integrando e fazendo partícipe aqueles a quem chamamos de cooperados e que fazem efetivamente acontecer na prática a autoajuda e a cooperação.

Se hoje o cooperativismo do Paraná vem crescendo de forma organizada e disciplinada nos seus diferentes ramos, mesmo com os problemas econômicos mundiais, fica a lição de que "Santo de Casa" faz sim milagres. Empresas genuinamente paranaenses, instaladas em sua maioria em municípios do interior, são verdadeiras máquinas propulsoras do desenvolvimento local e regional que tem beneficiado milhões de pessoas em todo o estado.

Falar em geração de empregos e postos de trabalho sem considerar o importante papel que nossas cooperativas desenvolvem é andar na contramão da história, é renegar a realidade que de forma transparente e prática está espelhada em cada município ou distrito onde atuam as cooperativas.

Seja no ramo crédito, na educação, na saúde, no trabalho, no transporte, na infraestrutura, no turismo, na produção e no agropecuário, as cooperativas têm realizado um trabalho que vem beneficiando significativa parcela da população paranaense, com reflexos positivos e diretos em toda a sociedade. Por tudo que realizam e constroem no dia a dia é possível afirmar, com muita tranquilidade, aqui no Estado e sobretudo para os 2.200.000 paranaenses que fazem parte do cooperativismo, graças à determinação de 535.000 cooperados: estamos contribuindo para que o Paraná tenha uma economia mais diversificada e sólida, e com um índice de distribuição de riquezas que só o cooperativismo pode propiciar.

Acreditar sempre é o nosso lema, por isso a superação de obstáculos que se apresentam pode ser mais fácil quando usamos o instrumento da cooperação para fazer com que as pessoas tenham melhor qualidade de vida e possam ser mais felizes. 

João Paulo Koslovski - Presidente do Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados