No interior, Sicredi já ultrapassa bancos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As cooperativas de crédito Sicredi formam o sistema financeiro de maior presença nos municípios do Paraná, segundo levantamento efetuado junto ao Banco Central. Também são a única instituição financeira presente em 37 municípios desassistidos pelos bancos. Assim mesmo, ainda há 47 municípios do Paraná e vários distritos sem nenhuma agência bancária, que o Sicredi está disposto a atender desde que seja encontrada uma forma legal para operar com as prefeituras. "Praticamente toda a semana estamos inaugurando novas instalações, demonstrando a expansão do cooperativismo de crédito", afirma Seno Cláudio Lunkes, o presidente da Sicredi Central Paraná, instituição que coordena as ações das cooperativas filiadas.

Nas cidades - Embora tenham surgido no setor rural, as cooperativas de crédito surgem agora nas cidades, a exemplo da Sicredi Credjuris (juízes e promotores), Sicredi Credenoreg (notários, cartorários e registradores) e a Sicredi Medicred, que recentemente aderiu ao Sicredi. Integrado por 28 cooperativas singulares, já está atuando em 204 municípios, tem 238 postos de atendimento cooperativo (incluídos os avançados). Em setembro, os associados do Sicredi somavam mais de 141 mil pessoas. Só neste ano, cerca de 30 mil pessoas aderiram ao sistema, que administra R$ 628 milhões em recursos de seus associados.

Crescimento - O sistema Sicredi mantém uma previsão de crescimento de 60% em recursos administrados durante este ano, informa o diretor de Desenvolvimento, Vladimir de Andrade Duarte. "O Sicredi caiu na simpatia da população, pois um dos seus diferenciais hoje percebido pelas sociedade perante os demais agentes financeiros é seu compromisso de atuar pelo desenvolvimento dos municípios, onde os recursos que capta revertem para a própria comunidade", afirma Duarte. Essa característica está demandando um grande número de pedidos de instalação do Sicredi em municípios e distritos. Em média são inaugurados três novos PACs (Posto de Atendimento Cooperativo) por mês, embora a demanda seja muito maior. Esse ritmo permite preparar as instalações dentro do novo padrão, instalar o sistema on-line e prepara o quadro de profissionais, que preferencialmente é recrutado na comunidade, gerando emprego e renda ao município.

Treinamentos - Em função do grande crescimento das cooperativas de crédito do Sicredi nos últimos anos, cerca de 1/3 dos 1.148 colaboradores têm apenas um ano de contratação. O investimento em treinamento, mostrando o diferencial do sistema, que é "ser cooperativa", é uma das preocupações centrais da Sicredi Central. "Estamos nos expandindo a passos firmes, com profissionais adequadamente treinados. É preferível ir mais devagar mais de forma segura", afirma Seno Cláudio Lunkes, que lembra que o sistema deve estar em todos os municípios onde for viável economicamente", até o final do ano 2005.

Quadro 1- Principais instituições financeiras operando no Paraná

INSTITUIÇÕES

AGÊNCIAS(*)

MUNICÍPIOS

SICREDI

238

204

Banco do Brasil

238

179

Itaú

249

168

HSBC

151

114

CEF

123

74

Outros bancos

493

212

Total

1.492

 

(*) Não considerados os Postos de Atendimento Bancário. Fonte: Bacen ? site das inst. financeiras.

Conteúdos Relacionados