Mercosul II: Concluída a oferta comercial

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Mercosul concluiu ontem (23/09) a oferta definitiva que apresentará à União Européia para um acordo comercial, que inclui melhorias que haviam sido solicitadas pelos negociadores europeus, em itens como serviços e compras governamentais. "A oferta está concluída. A partir desta noite estamos em condições de apresentar a oferta definitiva para a União Européia", disse para jornalistas Eduardo Sigal, sub-secretário de Integração Econômica Americana do Ministério de Relações Exteriores da Argentina, que integra o Mercosul juntamente com o Brasil, Uruguai e Paraguai. Os negociadores do Mercosul se reuniram nesta semana em Brasília para concluir a oferta que apresentarão à UE. O diplomata indicou que a UE pediu ao Mercosul "mais uns dias" para concluir a sua oferta comercial.

Meta do acordo - Os blocos fixaram como meta concluir o acordo em 31 de outubro, mas as negociações têm enfrentado dificuldades que colocam em risco o cumprimento desse prazo. Nesta semana, o Comissário de Agricultura da União Européia, Franz Fischler, afirmou que ambas as partes concordaram em avançar nas bases do acordo e fazer uma nova série de negociações no Brasil, em 20 de outubro. Mas Pascal Lamy, Comissário de Comércio da UE, disse que não há intenção de sacrificar partes importantes do acordo para cumprir o prazo fixado.

Oferta do Mercosul - Sigal explicou que a oferta definitiva que o Mercosul apresentará aumentou para 90 por cento, contra os 88 por cento anteriores, o universo dos bens comercializados com a Europa que estará sujeito à redução de impostos alfandegários caso o acordo seja selado. Também indicou que está definida a oferta que será entregue à UE em matéria de comércio de veículos, que havia sido objeto de diferenças dentro do Mercosul, mas não quis dar detalhes. O diplomata também acrescentou que o Mercosul atendeu alguns pedidos da UE no quesito de compras governamentais e liberalização de serviços, como os setores de telecomunicações, bancário, seguros e resseguros como alguns dos incluídos na oferta de serviços do Mercosul. Ele disse esperar "da UE uma melhora substancial no acesso aos produtos agrícolas naturais e processados". As negociações entre os blocos já se estendem por mais de cinco anos devido às diferenças que possuem em questões-chave, como comércio agrícola.

Conteúdos Relacionados