Líder do cooperativismo de crédito homenageado pela OCB

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ex-bancário e líder cooperativista Mario Kruel Guimarães, que participou da reorganização do cooperativismo de crédito brasileiro a partir dos anos 80, especialmente no Rio Grande do Sul, foi homenageado ontem (15) pela Organização das brasileiras, durante solenidade que contou com a participação do ministro da Agricultura Roberto Rodrigues e do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas. Kruel participou, pela manhã, da abertura da IV Reunião do Grupo Interministerial de Implantação do Plano Brasil Cooperativo, feita pelo ministro Roberto Rodrigues na sede do ministério.

Liderança reconhecida – O ministro Roberto Rodrigues, que também é cooperativista e se considera discípulo de Kruel, lembrou a trajetória do líder afirmando que “tudo o que temos hoje no país, na área do cooperativismo de crédito, foi desenhado por Mário Kruel. Graças a ele, o Brasil é o único país da América Latina que possui atualmente um cooperativismo articulado”. Kruel recebeu do sistema OCB uma placa com a logomarca e um livro com a história da instituição. O homenageado foi professor de cooperativismo em cursos da Fundação Getúlio Vargas, do Banco Central e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de participar do conselho administrativo da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). Tem várias obras publicadas sobre crédito rural e é um dos autores do curso de “Ensino de Cooperativismo à Distância”.

Cooperativismo de seguro - Ao agradecer a homenagem, Kruel lembrou que o cooperativismo tem que chegar ao interior do país para atender ao produtor rural, sem misturar cooperativistas com capitalistas, buscando sempre a cooperação e solidariedade entre os associados. Lamentou que no Brasil, embora as cooperativas de crédito e de produção estejam bastante desenvolvidas, ainda não exista o cooperativismo de seguro, a exemplo do que ocorre em vários países desenvolvidos. O evento foi prestigiado pelo superintendente da OCB, Marco Aurelio Fuchida, pelo vice-presidente, Luiz Roberto Baggio, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Márcio Portocarrero; diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), Norberto Kretzer, presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski e o presidente da OCB - DF, Roberto Marazi. Participou ainda, o coordenador do Conselho Especializado do Ramo Crédito da OCB (Ceco), Lajose Alves Godinho e os presidentes da Confederação Sicredi, Alcenor Pagnussatt; do Sicoob, Heli Penido, da Unicred, Edgar Mendes; da Confebras, Manoel Messias; do Sicoob e do Bancoob Raimundo Mariano do Vale.

Conteúdos Relacionados