LAR: Projeto Escola do Campo premia alunos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os três melhores desenhos e frases de autoria dos estudantes que participam do projeto Escola no Campo em municípios do Oeste do Estado foram premiados no último dia 10 de novembro, em um evento realizado na Associação Recreativa Lar, em Medianeira. Cada aluno recebeu uma bicicleta. Na oportunidade, um grupo da Escola João Guimarães Rosa, do Bairro Frimesa, de Medianeira, encenou a peça “Guardiões da Natureza”, transmitindo a mensagem da vida sustentável, apesar da grande quantidade de lixo gerada pelo homem diariamente. Depois, os alunos se deslocaram a uma propriedade rural onde fizeram o plantio de mudas de árvores, com o objetivo de fortalecer as ações de preservação e conscientização ambiental.

 

Premiados – Na categoria frase, os estudantes premiados foram: Amanda Elisa Debarba, da Escola Municipal Angelo Darolt; Alex Junior Rech, da Escola Municipal Grizelde Romig Fischbom, e Carla Regina Alexandre Petik, da Escola Municipal Angelo Darol, todos de Medianeira. Na categoria desenho ganharam a bicicleta Eduardo Balzan, da Escola Municipal Anita Garibaldi, de Santa Helena; Cleyton Paglarine dos Santos e Lucas Fernando da Silva, ambos da Escola Municipal São Luiz, de Medianeira.

 

Escola no Campo - Na região, o Escola no Campo é desenvolvido pela Cooperativa Lar e Syngenta, em parceria com 21 escolas de Medianeira, Santa Helena e Serranópolis do Iguaçu, atendendo aproximadamente 120 alunos. O projeto foi criado em 1991 para conscientizar as novas gerações de agricultores sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, do uso correto de defensivos agrícolas com segurança para o ser humano e o meio-ambiente. As atividades são desenvolvidas com o apoio de uma cartilha, usada nas escolas com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.

 

Estímulo - No Escola no Campo, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável e o principal resultado prático, é o aumento da qualidade nas práticas agrícolas. Ao final de cada ano, os alunos envolvidos criam frases e desenhos com os conteúdos trabalhados, culminando com a premiação daqueles que mais se destacaram em cada categoria.

 

Declarações - O aluno Eduardo Balzan agradeceu pela bicicleta e disse que transmitiu a mensagem do uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além da preservação do meio ambiente a todos da família e colegas. A professora Karla Freier, da Escola Anita Garibaldi, de Vila Celeste, Santa Helena, afirmou que é muito gratificante esse trabalho pois vem ao encontro do conteúdo programático da 4ª série. “Trabalho toda a apostila desse programa pois tem um excelente conteúdo”, ressaltou ela. Já o representante técnico e comercial da Syngneta, Sebastião Silvrestre, agradeceu aos alunos pela participação, aos professores e professoras pela dedicação e disse contar com todos para o próximo ano porque o trabalho não vai parar. O engenheiro agrônomo da Lar, Vitor Hugo Zanella, além de parabenizar a todos, destacou que o trabalho educativo com as crianças assegura que teremos cidadãos mais conscientes e responsáveis quanto ao uso racional e seguro dos insumos agrícolas, que é também uma premissa da cooperativa. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Cooperativa Lar)

Conteúdos Relacionados