JUBILEU DE OURO: O cooperativismo do PR serve de exemplo para o Brasil inteiro, através da sua entidade de representação, a Ocepar, diz Sebaldo Waclawovsky

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

jubileu 09 04 2021Diversas conquistas obtidas pelo cooperativismo por meio da atuação da Ocepar, nessas cinco décadas de existência da entidade, não têm se limitado a beneficiar as cooperativas paranaenses, mas estão impactando positivamente o setor em âmbito nacional, na avaliação de Sebaldo Waclawovsky, presidente da Coagro Cooperativa Agroindustrial, sediada em Capanema, no Sudoeste do Paraná, e uma das 34 cooperativas que fundaram a Ocepar, em 2 de abril de 1971.

Exemplo - “O cooperativismo do Paraná serve de exemplo para o Brasil inteiro, através da sua entidade de representação, que é a Ocepar”, afirma Waclawovsky. “Em primeiro lugar, ela sempre teve uma atuação muito positiva em defesa dos interesses das cooperativas”, acrescenta. “Em segundo lugar, a Ocepar sempre foi muito atuante em relação ao ramo agropecuário, não só do Paraná como, também, do Brasil. Ela faz um trabalho intenso, apresentando propostas ao plano agrícola, do Ministério da Agricultura”, salienta.

Recoop - Outro fato marcante para o presidente da Coagro foi a criação do Recoop (Programa de Revitalização de Cooperativas de Produção Agropecuária). “Foi nos anos 1990, época do Plano Real, quando os juros dos investimentos, de custeio e de financiamento das dívidas eram elevadíssimos. A Ocepar trabalhou firmemente para organizar o Recoop, com o objetivo de ajudar as cooperativas do Paraná e do Brasil. Inclusive a Coagro estava quebrada, entre 1996 e 1999. Muitas padeceram nesse período. Aí, o Recoop veio para sanear os passivos e alongar muitas dívidas e foi fundamental para que as cooperativas agropecuárias pudessem se recuperar,” recordou.

Sescoop - Waclawovsky lembra ainda que, juntamente com o Recoop, houve a criação do Sescoop, a entidade que representa o cooperativismo no Sistema S. “A conquista do Sescoop também foi resultado do trabalho de liderança da Ocepar. Antes, as cooperativas contribuíam para outra entidade do Sistema S e nós não tínhamos o retorno desses recursos. O Sescoop foi criado, junto com o Recoop, para promover o treinamento e a profissionalização da gestão das cooperativas. E tem feito um trabalho de primeira qualidade, de excelência, realizando treinamentos e cursos.”

Sanidade animal - O presidente da Coagro destaca também o empenho da Ocepar, juntamente com as demais entidades do setor produtivo paranaense, como a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), na área de sanidade animal, desenvolvendo várias ações para que o Paraná conquiste o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, o que pode contribuir para a ampliação de mercado aos produtos das cooperativas e demais pecuaristas paranaenses.

Adidos agrícolas - Nesse contexto, outro ponto destacado por Waclawovsky foi a interação promovida com adidos agrícolas brasileiros que atuam em diversos países, com o propósito de discutir oportunidades de negócios para o agronegócio e o cooperativismo no cenário global. Juntamente com o Sistema OCB, Faep, Fetaep, secretarias estaduais de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e da Agricultura e Abastecimento, e Ministério da Agricultura, o Sistema Ocepar realizou o Fórum de Mercado Internacional, em duas edições on-line, nos dias 27 de outubro e 12 de novembro de 2020, com adidos lotados na União Europeia, Estados Unidos, Arábia Saudita, África do Sul, China, Japão, Índia, Indonésia e Coreia do Sul. “Foi um trabalho muito bem-feito. Eu multipliquei o conteúdo, distribui aos nossos diretores e entre os nossos engenheiros agrônomos, com a ideia de discutir se o agronegócio tem futuro ou não. E deu para perceber que países como a Índia e a China vão precisar importar muito alimento ainda”, disse.

Crédito - Ele também ressaltou a atuação do ex-presidente da Ocepar, Ignácio Aloísio Donel, na organização da Cooperativa Central de Crédito, a Cocecrer, que posteriormente transformou-se na Central Sicredi. “Depois, nós conseguimos a livre admissão nas cooperativas de crédito e essa foi a salvação elas, que puderam atender todas as profissões, como advogado, dentista, comerciante, entre outros”, ressaltou. “Também houve a criação do Bansicred e do Bancoob, nos anos 1990, para atender o sistema de cooperativismo de crédito, que passou a ter um banco próprio. O trabalho da Ocepar, na época, também foi muito importante para que isso ocorresse”. O presidente da Coagro destacou ainda os avanços ocorridos quando o cooperativista Roberto Rodrigues, foi ministro da Agricultura, entre os anos de 2003 e 2006. “Nós conseguimos muitas mudanças no sistema de crédito. Isso foi muito positivo e só alavancou o ramo”, disse.

Ato cooperativo - Waclawovsky enalteceu o esforço e o empenho, tanto do atual presidente da entidade, José Roberto Ricken, bem como do antecessor, João Paulo Koslovski, em promover o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Para o dirigente, um dos desafios da Ocepar é continuar atuando em favor do setor, especialmente diante da expansão de segmentos como o agropecuário e o crédito. “As cooperativas de produção estão evoluindo muito e as paranaenses, como a Coamo, Lar e C.Vale, estão investindo em outros estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Nós estamos sentindo que essas cooperativas estão incomodando grupos grandes, as multinacionais, no setor de grãos e carnes. Então, é claro que eles farão seu lobby político no Congresso Nacional. Assim, a Ocepar deve, junto com a OCB, lutar para que as cooperativas não sejam prejudicadas, principalmente no seu ato cooperativo. E aí entra as cooperativas de crédito também. Os outros bancos estão sentindo que elas estão crescendo muito no Brasil, expandindo, entrando em outras regiões onde não tinha ainda nenhum agente financeiro. Então, há um avanço muito grande das cooperativas de crédito e elas também necessitam desse apoio das nossas entidades de representação”, frisou.

Sobre a cooperativa - Em 5 de dezembro de 2020, a Coagro completou 50 anos de fundação. A cooperativa encerrou o exercício passado com 5.123 cooperados e faturamento de R$ 415 milhões. Apesar da pandemia, a cooperativa obteve bons resultados em 2020. A rede de supermercados aumentou as vendas em 12,50% em relação a 2019. A produção de soja e milho foi a maior já recebida pela Coagro. “Somando com o trigo, ultrapassamos 3 milhões e 200 mil sacas, aumento de 20%. Os preços simplesmente explodiram com a grande demanda mundial por alimentos. Com a produção alta e os preços valorizados, o produtor investiu na demanda de insumos, principalmente fertilizantes. Nosso setor de vendas aumentou 30% em relação a 2019”, assinala o presidente da cooperativa na mensagem do Conselho de Administração publicada no Relatório Anual 2020.

Evolução - Ainda de acordo com o documento, a Fábrica de Rações evoluiu na produção em mais de 31% e, para 2021, e a expectativa é crescer mais ainda. Na área de investimentos, a Coagro concluiu uma nova unidade no Trevo de Marcianópolis, que começou a funcionar em julho de 2020. “Com a produção maior e preços altos e a demanda em todos os setores de vendas, tivemos um faturamento maior em 47% e o resultado final aumentou em 77%, aumentando o nosso capital de giro próprio acima de 80%”, destaca ainda Waclawovsky. Clique aqui e confira na íntegra o Relatório de Atividades 2020 da Coagro.

Jubileu de Ouro - A Ocepar completou 50 anos no dia 2 de abril de 1971. Em comemoração ao Jubileu de Ouro, o Informe PR Cooperativo está divulgando matérias com o objetivo de destacar fatos ligados a essas cinco décadas de história e ao cooperativismo paranaense também. Nessas últimas edições, os presidentes de cooperativas que fundaram a Ocepar e que ainda estão atuantes estão fazendo uma avaliação sobre o trabalho que a entidade vem realizando durante esse período, em defesa do cooperativismo paranaense e com o intuito de promover o desenvolvimento do setor. 

COOPERATIVAS FUNDADORAS DA OCEPAR

  1. Cooperativa Agropecuária Guarany Ltda
  2. Cooperativa de Transportes, Cargas e Anexos de Paranaguá
  3. Cooperativa de Consumo dos Rodoviários de Maringá Ltda
  4. Cooperativa Central Agrária Ltda
  5. Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda
  6. Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Cia Cacique de Café Solúvel
  7. Cooperativa Agrícola Consolata Ltda
  8. Cooperativa Agropecuária Mista de Laranjeiras do Sul
  9. Cooperativa Agrícola Cotia Norte do Paraná
  10. Cooperativa Agrícola Irati Ltda
  11. Cooperativa Mista 26 de Outubro Ltda
  12. Cooperativa de Consumo do 14º Distrito Rodoviário
  13. Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda
  14. Cooperativa Mista Francisco Beltrão Ltda
  15. Cooperativa Agropecuária Capanema
  16. Cooperativa de Consumo de São Mateus do Sul Ltda
  17. Cooperativa Agropecuária Sabadi Ltda
  18. Cooperativa Agrícola do Oeste Ltda
  19. Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda
  20. Cooperativa Agrícola Mista Palotina Ltda
  21. Cooperativa Agrícola Cotia Sul do Paraná
  22. Cooperativa Mista dos Fornecedores de Lenha Brasil Ltda
  23. Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda
  24. Cooperativa Agropecuária Cascavel Ltda
  25. Cooperativa de Consumo dos Empregados da Cia Fiat Lux Ltda
  26. Cooperativa Central Agrícola Sul do Brasil de Curitiba Ltda
  27. Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de Nova Londrina Ltda
  28. Cooperativa Mista dos Ruralistas de Ponta Grossa Ltda
  29. Cooperativa Mista Agropecuária de Guarapuava Ltda
  30. Cooperativa Agrícola Mista Cerro Azul Ltda
  31. Cooperativa Central Agrícola dos Cafeicultores do Paraná
  32. Cooperativa do Livro dos Acadêmicos e Profissionais de Agronomia e Veterinária do Paraná
  33. Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda
  34. Cooperativa Agro-Malte Paraná Ltda

 

Conteúdos Relacionados