INFRAESTRUTURA: Dragagem do primeiro lote do Canal da Galheta será finalizada em 30 dias

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

infraestrutura 03 10 2012 LargeDois dos três trechos a serem dragados no primeiro lote da dragagem de manutenção do Canal da Galheta foram concluídos em Paranaguá. A área Bravo 1 foi completamente dragada e a área Alfa depende de alguns retoques, cerca de 5% do volume. O mau tempo dos últimos dias e o mar agitado atrapalharam os trabalhos.

Produtividade - No entanto, mesmo com as dificuldades climáticas, a produtividade da dragagem está acima do estimado e os trabalhos no lote 1 – que abrange a entrada do Canal da Galheta até Paranaguá – devem estar concluídos em 30 dias. Agora, a draga chinesa Xin Hai Feng está realizando os trabalhos no trecho Bravo 2. Ate agora, cerca de 45% do volume a ser dragado desse trecho foi concluído.

Compromisso - “Estamos concluindo mais um dos compromissos do governador Beto Richa de regularizar as condições de navegabilidade do Porto de Paranaguá. Nos próximos meses, vamos fazer o mesmo para o Porto de Antonina”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

Bravo 2 - Na área Bravo 2, que é a mais distante da área de despejo, a draga tem feito cerca de três viagens por dia, porque o ciclo de trabalho da draga – que é contado desde a retirada do sedimento, ida e volta da área de despejo – está levando cerca de oito horas para ser concluído.

Antonina – De acordo com Dividino, a próxima medida será o início dos trabalhos de dragagem do lote 2, que compreende o canal de acesso ao Porto de Antonina. “Esta dragagem será feita paralelamente ao trabalho que está sendo feito em Paranaguá. Uma segunda draga, de menor porte, virá para fazer o serviço”, disse.

Lote - O lote dois prevê a retirada de 1 milhão de metros cúbicos. Para isso, será usada uma draga com capacidade de cisterna de 5 mil metros cúbicos. A draga que está trabalhando no canal de acesso ao Porto de Paranaguá é bem maior, com 17 mil metros cúbicos de cisterna, não sendo adequada para fazer os trabalhos em Antonina.

Início - A dragagem de manutenção do canal de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina começou no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Antes dos trabalhos, havia pontos com 13,10 metros de profundidade. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo paga com recursos próprios da Appa. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses. (AEN)

Conteúdos Relacionados