IMERSÃO: Em visita ao Sistema Ocepar, cooperados da Coasul ampliam conhecimento sobre o cooperativismo do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Sistema Ocepar recebeu, na tarde dessa quarta-feira (18/10), um grupo de 45 pessoas da Coasul, cooperativa agroindustrial de São João, no sudoeste do Paraná. Recebidos pelo superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, os cooperados e seus filhos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as três instituições que integram a organização: Sescoop/PR, Ocepar e Fecoopar. Cada uma dessas instituições desempenha um papel fundamental no fortalecimento do cooperativismo no estado, promovendo o desenvolvimento econômico e social das cooperativas. “A Fecoopar atua na representação sindical, a Ocepar na representação institucional e o Sescoop/PR no apoio à formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas”, explicou Costa.

Cooperativismo no Paraná - Durante a visita, o analista Luis Henrique Zanon Franco de Macedo, fez uma apresentação mais detalhada sobre a atuação das três entidades e do cooperativismo no Paraná. “Temos no estado 226 cooperativas registradas na Ocepar, de diferentes ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, consumo, infraestrutura, trabalho e produção de bens e serviços. Este contingente de cooperativas emprega mais de 135 mil pessoas”, disse Franco. “O modelo de negócio cooperativista se destaca pelos seus diferenciais, como a participação democrática dos cooperados na tomada de decisões, a busca constante pela melhoria da qualidade de vida no campo e a contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais”, disse.

Comprometimento - O coordenador do grupo, o médico veterinário Márcio Reolon, enfatizou a satisfação dos cooperados em participar dessa imersão no cooperativismo. “Temos aqui casais, pais e filhos, jovens e agricultores experientes. Apesar do cansaço da viagem, todos estão comprometidos em conhecer mais sobre o cooperativismo do estado e vivenciar mais profundamente o espírito cooperativista”, frisou.

Cooperativismo holandês - A viagem de imersão incluiu uma parada em Carambeí, onde o grupo pode conhecer as origens do cooperativismo na região dos Campos Gerais, compreendendo a importância desse modelo para a organização econômica e social das comunidades e a influência dos imigrantes holandeses na constituição de cooperativas e disseminação dos princípios e valores desse modelo de negócios. A visita ao Sistema Ocepar em Curitiba proporcionou um panorama mais abrangente do cooperativismo no estado e também do papel da Ocepar, Fecoopar e do Sescoop/PR no desenvolvimento das cooperativas e dos públicos que integram o sistema”, disse.

Ampliando a visão - Também faz parte da viagem de imersão, visita a Morretes e Paranaguá, no litoral, para que os cooperados conheçam não apenas dois importantes municípios turísticos e históricos do estado, mas possam ver por onde a produção rural é escoada, ou seja, por onde os alimentos que eles produzem em suas propriedades é embarcado e exportado para diversos destinos afora.

Enriquecendo o conhecimento - Na avaliação de Nelson Costa, a visita do grupo da Coasul ao Sistema Ocepar ofereceu uma oportunidade valiosa de enriquecer o conhecimento sobre o cooperativismo e sua importância no Paraná. “Ao conhecer as entidades que impulsionam o setor cooperativista e explorar as raízes históricas do movimento, os cooperados reforçaram seu compromisso com os princípios e valores que sustentam essa forma única de organização econômica. A experiência demonstra o contínuo crescimento e apoio ao cooperativismo no estado, preparando o caminho para um futuro promissor para as comunidades rurais do Paraná”, conclui.

FOTO: Marli Vieira / Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados