III Congresso Brasileiro de Soja: Painel Integração Agricultura x Pecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O professor e pesquisador Aníbal de Moraes, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirmou durante o III Congresso Brasileiro de Soja, que acontece em Foz do Iguaçu, que o sistema melhora os resultados da atividade agropecuária tanto ecologicamente como economicamente, quebrando os paradigmas de compactação dos solos, restos de palhada e remoção de nutrientes, para a sustentabilidade do plantio direto, para tornar-se um sistema altamente vantajoso e rentável, quando comparado somente com a agricultura. Outro palestrante foi Armindo Kichel, da Embrapa Gado de Corte do Mato Grosso do Sul, que mostrou a potencialidade do sistema de integração no Cerrado Brasileiro, que possui 227 milhões de hectares com possibilidade de cultivo em 139 milhões de hectares, atualmente são cultivados 16 milhões hectares com culturas anuais, 50 milhões de pastagens e 3,5 milhões de hectares com culturas perenes.

No Paraná - Finalmente Antonio Sacoman da Cocamar demonstrou a evolução do sistema de integração no Estado do Paraná, especificamente na região Noroeste (arenito caiuá), onde há 3,2 milhões de hectares compreendendo 107 municípios. O Programa compreende um sistema de produção planejado, objetivando a melhoria e renovação das pastagens e principalmente o aumento de renda e empregos na região com a inserção das tecnologias inerentes as culturas anuais, como soja, milho, algodão, etc. O crescimento do plantio de soja na região é impressionante e para esta safra - 2003/2004 são esperados mais de 900 mil toneladas. O total da área utilizada para todas as culturas na região passa dos 400 mil hectares. Nesta quarta-feira também aconteceria um painel referente ao manejo da soja para alta produtividade, englobando aspectos de melhoramento genético das variedades, manejo da fertilidade e da nutrição da soja, tratos culturais, entre outros aspectos. Outro painel importante é o que aborda a produção de biodiesel nos Estados Unidos, Europa, Japão e Brasil.

Alternativa contra a fome no mundo - Durante o segundo dia do congresso o secretário intergovernamental da FAO, Peter Thoenes, ministrou palestra sobre o Papel da soja contra a fome no mundo. "A soja pode ser uma alternativa viável na luta contra a fome, principalmente em países com deficiência nutricional, se aliada a estratégias governamentais que levem em conta a contribuição de produtos alimentícios locais. O risco é grande quando se concentra os esforços em apenas uma commodity", alertou Thoenes. O assessor técnico da Ocepar, Robson Mafioletti, está participando do encontro.

Conteúdos Relacionados