IFC Brasil abre com 1.800 participantes, foco em inovação e debates estratégicos; cooperativistas participam de painel
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A sétima edição do International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil 2025) iniciou nessa terça-feira (02/09), em Foz do Iguaçu, no Paraná, reunindo mais de 1.800 participantes logo no primeiro dia de programação. Considerado um dos maiores fóruns de debates e negócios da aquicultura e pesca da América do Sul, o encontro segue até quinta-feira, 04 de setembro, no Centro de Eventos do Hotel Recanto das Cataratas, com expectativa de atrair cerca de 4 mil pessoas ao longo dos três dias, consolidando-se como ponto de encontro essencial para produtores, lideranças, empresas e profissionais de toda a cadeia do pescado.
“O IFC Brasil é um espaço estratégico para debater desafios, abrir mercados e fortalecer a cadeia do pescado. O Brasil tem potencial de se tornar uma referência mundial em produção e consumo sustentável, e é aqui que começamos a alinhar as estratégias para esse crescimento”, destacou o presidente do evento, Altemir Gregolin. Para a CEO do congresso, Eliana Panty, a sétima edição traz inovações que vão além do setor produtivo: “Estamos ampliando horizontes ao integrar agricultura familiar, gastronomia e até moda sustentável, mostrando como o pescado pode gerar inovação em diversas áreas da economia. É uma forma de evidenciar que o peixe é muito mais do que alimento: é cultura, é desenvolvimento e também pode ser design e estilo”.
A programação científica e empresarial soma mais de 30 horas de conteúdo técnico e conjuntural, com 50 palestrantes nacionais e internacionais de renome, abordando desde custos de produção e estratégias de competitividade até perspectivas de mercado em meio aos novos desafios globais. Temas como exportações, abertura de mercados, consumo interno, sustentabilidade e inovação tecnológica estão entre os eixos centrais. Já na feira de negócios, a VII Fish Expo, as empresas expositoras apresentam novidades em genética, nutrição, equipamentos, tecnologias de processamento, softwares de gestão e soluções sustentáveis para aquicultura e pesca, movimentando oportunidades concretas de negócios e parcerias estratégicas.
A programação científica do IFC Brasi iniciou na manhã desse dia 02 de setembro com o Painel de Líderes Cooperativistas, coordenado por José Roberto Ricken (presidente do Sistema Ocepar), com representantes de cooperativas como Copacol, C.Vale, Coopavel, Lar, Primato, Copagril e Cocari, debatendo o tema: “Modelo cooperativo e perspectivas para a aquicultura brasileira”.
Logo na sequência, Marcos Jank apresentou a palestra “A Nova Ordem Mundial e os Mercados para o Agro e o Pescado Brasileiro”, trazendo uma análise das tendências globais, desafios e estratégias para o setor de pescados.
Na tarde dessa terça-feira, aconteceu o painel de Líderes Empresariais, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, da ApexBrasil, da Abipesca, da Peixe BR e de empresas do setor, debatendo sobre exportações, importações e o mercado interno de pescados.
Entre as atrações da sétima edição do IFC Brasil está o Corredor do Sabor – Agricultura Familiar, uma iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que reúne cerca de 20 famílias produtoras do Paraná. No espaço, os visitantes encontram desde frutas e panificados até queijos, geleias, embutidos e produtos orgânicos industrializados, todos oriundos da agricultura familiar. Essa participação reforça a relevância do Paraná no cenário nacional: das 374 mil propriedades rurais do estado, 320 mil são familiares, representando 90% da força de trabalho no campo.
Na área gastronômica, o IFC Brasil 2025 inova com a estreia da Cozinha Show, uma parceria com a Abrasel e apoio da Setu. O espaço reúne chefs regionais que, ao longo dos três dias, apresentam receitas criativas à base de pescado, com degustações e aulas práticas para o público. A ação se soma a outros destaques da programação cultural e gastronômica, como o 1º Festival da Tilápia, e o 6º Festival do Tambaqui e workshops sobre aproveitamento integral do pescado, todos alinhados à proposta do evento de incentivar o aumento do consumo de peixe no mercado interno.
Outro diferencial da edição 2025 está no diálogo entre pesca, sustentabilidade e moda. O IFC Brasil abre espaço para debater o uso do couro de peixe na indústria da moda sustentável, com o talk “Das águas às passarelas: A moda sustentável com couro de peixe de norte a sul”. O segmento, antes restrito a pequenas produções artesanais, hoje é uma tendência global que movimentou US$ 40 milhões em 2024 e deve ultrapassar US$ 220 milhões até 2033, com uma taxa média de crescimento anual de 19%.
O couro de peixe, produzido a partir de peles de tilápia, pirarucu e salmão que seriam descartadas, é considerado até três vezes mais resistente que o couro bovino e utiliza menos água, energia e químicos no processo de curtimento. “É uma alternativa inovadora e sofisticada, que alia sustentabilidade, inovação e geração de valor para a cadeia pesqueira”, reforçou a CEO Eliana Panty. A estilista Alcimara Braga, convidada do talk, complementa que o material tem atraído cada vez mais designers por sua textura elegante e flexível, além do apelo ambiental.
Amanda Hoch, CEO da Tilápia Leather, conhecida como a “Rainha do Couro de Peixe” explica que o setor está totalmente alinhado aos princípios da economia circular: “O couro de peixe representa uma solução concreta para reduzir o desperdício e transformar resíduos em produtos de alto valor agregado. Hoje já vemos marcas nacionais e internacionais lançando coleções, campanhas e desfiles com forte apelo ecológico. Isso significa geração de emprego, renda e uma nova imagem para a indústria pesqueira”.
Com congressos temáticos, apresentações de trabalhos científicos organizadas pela Unioeste e Unila, o 6º Encontro Mulheres das Águas, além de festivais gastronômicos e culturais, o IFC Brasil 2025 reforça sua identidade de evento estratégico. Mais do que debater produção e mercado, o congresso mostra que o pescado pode ser protagonista em várias frentes - da mesa à passarela -, consolidando o Brasil como potência em inovação, sustentabilidade e economia azul.
Apoio e patrocínios
A 7ª edição do IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil é correalizada pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar. O IFC Brasil 2025 tem o patrocínio do Sistema CNA Senar, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), da Itaipu Binacional, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e Governo Federal.
Apoiam o IFC Brasil a Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), Peixe BR (Associação Brasileira da Piscicultura), Unila (Universidade Federal da Integração) e Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. (Assessoria de Imprensa do evento)
FOTOS: Jean Pavão