Grupo Zancanaro e Cooperativa Tradição reafirmam parceria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

tradicao 09 07 2025Na última semana, a diretoria da Cooperativa Agroindustrial Tradição recebeu representantes do Grupo Zancanaro para um encontro técnico e institucional sobre o andamento das obras da Indústria de Óleo e Farelo de Soja, em construção no município de Pato Branco (PR). A reunião marcou um momento estratégico para avaliar os avanços do projeto e reafirmar o compromisso conjunto com a inovação, a engenharia de alta performance e a preservação ambiental.

Considerado um dos complexos industriais mais inovadores do país, o empreendimento está sendo erguido com base em princípios de sustentabilidade desde as etapas iniciais. Todo o projeto foi desenvolvido para respeitar as áreas de preservação permanente, nascentes naturais e promover o uso consciente dos recursos locais. A execução está sob responsabilidade do Grupo Zancanaro, que participa ativamente desde os primeiros movimentos de obra.

Até o momento, já foram movimentados mais de 1 milhão de metros cúbicos de solo, instalados 9.800 metros lineares de drenagem pluvial, aplicados 50 mil metros cúbicos de concreto, utilizadas 100 mil toneladas de pedra britada e 15 mil toneladas de massa asfáltica. A operação dos equipamentos de terraplenagem e drenagem já superou as 8 mil horas, com previsão de atingir 10 mil horas até a conclusão do projeto. 

Boas práticas ambientais

Um dos diferenciais do projeto está na forma como a engenharia civil tem dialogado com as boas práticas ambientais. Toda a movimentação de solo foi feita dentro dos 612 mil m² da área da obra, sem necessidade de transporte externo. Além disso, as bacias de contenção foram construídas previamente à terraplenagem, assegurando a integridade das nascentes e da vegetação local.

Outro ponto de destaque é a adoção de tecnologia de última geração para controle de emissões de gás carbono. Inspirado pelas diretrizes sustentáveis da Tradição, o Grupo Zancanaro investiu em equipamentos com selo europeu de controle de emissão de CO₂, como a aquisição de uma nova usina de asfalto com sistema de reciclagem, inovação que chegou a Pato Branco a partir da experiência vivenciada na obra da cooperativa. 

Parceria estratégica

O diretor executivo da Tradição, Fernando Alan Tonus, reforça a importância de contar com fornecedores que compartilham a mesma visão de futuro.  "Para um projeto desse porte, precisamos de parceiros que acompanhem nosso ritmo de execução e que entendam o impacto regional que essa obra representa. O Grupo Zancanaro, ao lado de empresas como a Zortea, trouxe agilidade, comprometimento e alinhamento com as metas ambientais. Quando a base da obra avança dentro do prazo, todo o cronograma se mantém saudável. Essa sinergia entre times, máquinas e decisões nos permite seguir com segurança e excelência."

O diretor de Operações da Tradição, Estefano Stemmer Jr., reforça a relevância dos parceiros locais no sucesso do empreendimento. “Ao longo da minha trajetória profissional, sempre busquei integrar empresas locais aos grandes projetos, porque acredito no fortalecimento da economia circular e no desenvolvimento regional. E com essa obra, não poderia ser diferente. A Zancanaro é um parceiro estratégico que tem sido exemplar no cumprimento rigoroso do cronograma e na entrega das etapas com excelência técnica, contribuindo diretamente para a fluidez e segurança da construção”, salienta.

O CEO do Grupo Zancanaro, Fernando Zancanaro, também destacou o impacto da obra na própria cultura da empresa. “O que nos chamou a atenção, logo de início, foi o cuidado com o meio ambiente. Isso nos motivou a buscar equipamentos modernos, com tecnologia para controle de emissões CO₂. Essa é uma obra que transforma também quem participa dela, estamos saindo diferentes, mais preparados e mais conscientes.”

O projeto totaliza um investimento de aproximadamente R$ 750 milhões, com recursos viabilizados junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Itaú. (Assessoria de Imprensa Tradição)

Na foto: Da Esquerda para direita: Engenheiro do Grupo Zancanaro William Passos, Diretora Financeira do Grupo Zancanaro Cristina de Lima, Supervisora de Engenharia do Grupo Zancanaro Kessi Martins, Diretor Executivo da Cooperativa Tradição, Fernando Alan Tonus, CEO do Grupo Zancanaro Fernando Zancanaro, Diretora Administrativa do Grupo Zancanaro, Adriane Zancanaro, Diretor de Engenharia do Grupo Zancanaro Rodrigo Siliprandi, Diretora de Governança da Cooperativa Tradição Mareli Linck Neitzke, Diretor de Performance da Tradição, Kleber Pontes e Diretor de Operações Tradição, Estefano Stemmer Jr. (Assessoria de Imprensa Cooperativa Tradição)

Conteúdos Relacionados