GRÃOS: Estoques finais de soja abaixo das expectativas, aponta USDA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

De acordo com o último relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o plantio da soja naquele país estava concluído em 94% da área até o dia 3 de junho. Isto representa avanço de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, quando estavam plantados 89% da área. Confira abaixo mais comentários da consultoria INTL FCStone sobre os dados divulgados pelo USDA.

 

Soja - Para a safra 2011/12, o USDA reduziu os estoques finais dos Estados Unidos, bem abaixo das expectativas do mercado. Além disso, o órgão também diminuiu a estimativa de produção da Argentina e aumentou a importação chinesa para 57 milhões de toneladas. Os estoques finais da safra nova também apresentaram redução maior do que a esperada, enquanto o rendimento e a produção dos Estados Unidos permaneceram inalterados.

 

Milho - Em linha com o esperado, as exportações da safra 2011/12 nos Estados Unidos refletiram a menor competitividade do cereal norte-americano nas últimas semanas, passando de 43,18 para 41,91 milhões de toneladas. Assim, os estoques finais refletem certo alívio no cenário da safra velha, chegando a 953 milhões de bushel (mbu) frente aos 851 milhões de bushel do relatório de maio. A safra 2012/12, por sua vez, não mostrou alterações, contrariando as expectativas de potencial redução do rendimento. Cenário, este, que estende o tom baixista também a safra nova.

 

Trigo - Contrariando as expectativas de maior rendimento da safra de trigo de inverno, a produção total de trigo dos Estados Unidos apresentou redução passando de 61,11 para 60,8 milhões de toneladas devido ao menor rendimento. Reforçando o tom altista, os estoques finais vieram abaixo do esperado em 694 mbu ante à expectativa de 728 mbu. Todavia, o comportamento do milho pode limitar possíveis ganhos.

Tabela 1206121

 

 

 

 

Tabela 1206122

Tabela 1206123

Conteúdos Relacionados