GLOBO RURAL: Cooperativas vencem Melhores do Agronegócio em 2006

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O cooperativismo conquistou 20% dos troféus da premiação Melhores do Agronegócio 2006. Entre as 30 melhores empresas, seis cooperativas foram vencedoras do Prêmio. São elas: Copersucar, Agrária, Cooxupé, Coopervil, Coamo e Cooagri. E no ranking divulgado pela revista Globo Rural, entre as 500 Maiores do Agronegócio, estão as cooperativas C.Vale, Cooagril, Coperalfa e Aurora. O objetivo do prêmio é reconhecer o bom trabalho desenvolvido por empresas, cujas atividades estão concentradas antes ou depois da porteira. A companhia paulista Nova América, focada na área sucroalcooleira, foi a grande campeã da segunda edição do Prêmio Melhores do Agronegócio, promovido pela revista Globo Rural em parceria com a Serasa. “Estou surpreso e muito emocionado”, afirma Mário Donisete Chiarinelli, diretor de operações agrícolas da Nova América, que bateu 29 concorrentes eleitas as melhores nos segmentos em que atuam.
 
Ranking - De acordo com os dados financeiros de cada companhia foram preparados diversos rankings, entre eles,o das 500 maiores empresas do agronegócio, por receita líquida, e das 30 melhores setoriais, a partir do resultado obtido em cada um dos oito critérios técnicos estabelecidos. Em 2006, o total de empreendimentos analisados chegou a 903, frente aos 860 do ano passado. Para aperfeiçoar o estudo, houve a opção por criar novos setores para análise, como Desenvolvimento Agropecuário, Papel e Celulose, Rações, que antes era incluído na categoria Adubos Orgânicos. Alguns setores também foram unificados, como os segmentos de Exploração Vegetal e Reflorestamento, Ferramentas e Implementos Agrícolas e Tratores e Máquinas Agrícolas.

Adversidades - Para o presidente da Serasa, Élcio Anibal de Lucca, é preciso valorizar as empresas que superam desafios e apresentam bom desempenho em seus segmentos de atuação, sobretudo, contornando adversidades como as que, em 2005, atingiram o setor, responsável por mais de 27% do PIB brasileiro. A solenidade de entrega dos troféus foi realizada nesta segunda-feira (18), em São Paulo (SP), e contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre elas, o diretor geral da Editora Globo, Juan Ocerin, o presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gabriel Maciel. Na oportunidade, Freitas destacou a premiação como um estímulo para as cooperativas e o setor agropecuário, diante das crise enfrentadas neste ano. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados