GESTÃO I: Agricultura virtual

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O uso da informática para armazenar dados, fazer consultas e até mesmo comprar e vender produtos via internet é uma realidade cada vez mais presente nas propriedades paranaenses. Hoje, muitos produtores já adotam o computador para realizar tarefas simples do dia a dia como a consulta de estoques, preços das commodities no Brasil e no mercado internacional, previsão do tempo, entre outros serviços. Esses investimentos, garantem especialistas, têm proporcionado aos produtores comodidade e agilidade no processo de produção.

 

Competitivos - Tablet, notebook, smartphone, desktop se misturam aos equipamentos tradicionais da produção agrícola e deixam os produtores mais competitivos no mercado. Wilson Menin Junior, produtor da região de Mamborê, é um deles. Hoje, confessa que não sai de casa sem o seu tablet. Da fazenda, Menin faz negócios e acompanha tudo o que acontece dentro e fora da propriedade. Em época de colheita, em parceria com a cooperativa Coamo, o produtor acompanha a quantidade de grãos que chega na cooperativa, a área colhida e, principalmente, a qualidade dos grãos que são levados aos entrepostos.

 

Acesso exclusivo - Menin explica que o site da Coamo oferece todas essas informações por meio de um acesso exclusivo direcionado ao associado. Essa ferramenta permite que o agricultor veja em tempo real a qualidade dos grãos que estão chegando na Coamo. ''Consigo ver pela internet os índices de umidade de cada lote entregue''. Com essa informação, explica o agricultor, caso uma remessa tenha um índice inadequado de umidade, por exemplo, os operadores das colheitadeiras são imediatamente comunicados para verificar o que está acontecendo. ''Uma falta de regulagem na máquina pode comprometer tudo'', afirma.

 

Aplicativos - Menin explica que optou pelo uso do tablet para acompanhar esse processo de qualquer lugar porque o dispositivo além de ser prático de carregar, possui aplicativos que oferecem mais detalhes de dados como tabelas e gráficos de desempenho de safra. Além do controle de produção, Menin também usa o tablet para fazer consultas aos manuais de suas máquinas, principalmente na hora em que apresentam algum problema. ''Se algo de errado ocorrer em plena colheita, por exemplo, imediatamente recorro ao manual para ver se é possível solucionar o caso'', enfatiza.

 

Apoio cooperativista - A maioria das cooperativas paranaenses já possui serviços direcionados aos produtores, como consulta de preços e também de movimentação financeira pela internet. A Cocamar é uma delas. O cooperado Leandro Cesar Tezolin, produtor de 36 hectares de grãos na região de Maringá, usa o site para verificar constantemente o seu desempenho. O produtor lança, em um programa criado pela cooperativa, todos os dados de plantio, produção e os custos que obteve durante a safra. ''O sistema, por sua vez, oferece gráficos de desempenho da minha lavoura, históricos de produção e produtividade das minhas últimas safras'', destaca.

 

Planejamento - Com esses índices, completa Tezolin, é possível planejar melhor o próximo ciclo. Paula Rebelo, gerente da área de tecnologia da informação (TI) da Cocamar, afirma que o uso da informática dinamizou as negociações entre a cooperativa e os produtores. ''A partir deste mês o cooperado da Cocamar irá poder vender a sua produção pelo computador ou via celular'', avisa. (Folha Rural / Folha de Londrina)

Conteúdos Relacionados