G7: Grupo de entidades do setor produtivo paranaense tem nova coordenação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O G7, grupo composto por sete entidades representativas do setor produtivo paranaense tem um novo coordenador. Sérgio Malucelli, presidente do Sistema Fetranspar assume o cargo que, até o começo de 2024, era exercido por Fernando Moraes, presidente da Faciap. A gestão é de dois anos. O primeiro encontro do grupo foi realizado na manhã dessa terça-feira (09/04), em Curitiba.

Relação - “Temos uma ótima relação entre as entidades participantes e é desta força que pretendo seguir com os projetos e com as iniciativas que o G7 vem desenvolvendo ao longo dos anos e contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo estadual”, destacou Malucelli, durante sua primeira fala como novo coordenador.

Encontro - A reunião contou com a presença de representantes das entidades participantes e teve foco em temas que o setor produtivo vem observando como latentes e que repercutem para toda a economia estadual.

Infraestrutura - Entre eles, está a questão da necessidade de se pensar em estratégias que fomentem a infraestrutura de transportes – em todos os modais – para os próximos anos. Na avaliação do G7, a economia estadual cresce a uma velocidade maior que a infraestrutura hoje disponível.

Alternativas - “É preciso pensar em alternativas de ampliação da capacidade portuária, de via alternativa à BR 277 rumo ao litoral, e ficar atentos às novas concessões ferroviárias que serão renovadas nos próximos anos, que precisam atender à demanda das próximas décadas de nosso estado”, frisa o coordenador do grupo.

Portoguará - Os representantes do setor produtivo convidaram a liderança do Portoguará – projeto que está sendo desenvolvido na cidade de Paranaguá, para explanar seus investimentos para a logística portuária estadual. O projeto é tido como um dos mais modernos na área portuária e deve contribuir para suprir a demanda prevista para continuar crescendo nos próximos anos.

Agronegócio - O agronegócio também esteve na pauta, principalmente o crescimento constante que o segmento vem apresentando e a infraestrutura proporcional que exige ações do Estado. A questão leiteira foi um dos temas abordados na reunião, uma vez que foi identificada a venda do produto fora dos padrões acordados com o Mercosul, o que pode gerar operações duvidosas e não convencionais. Esse é um tema que precisa ser tratado em uma discussão ampla no âmbito nacional e o grupo pretende levá-lo para discussão em Brasília.

Substituição tributária - A substituição tributária foi outro assunto que volta à pauta. O governo estadual tem até o dia 15 de maio para se manifestar sobre a questão, algo que impacta diretamente o setor de comércio.

Presenças - Participaram da reunião, o coordenador do G7 e presidente do Sistema Fetranspar, Sérgio Malucelli, o presidente da Fecomércio, vice-governador Darci Piana, o presidente da ACP, Gilberto Deggerone, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, o vice-presidente do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, o superintendente do Senar-PR, Carlos Augusto C. Albuquerque, e Helena Arriola Sperandio, da área de Relações Governamentais da Faciap.

G7 - O G7 é composto pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Associação Comercial do Paraná (ACP). (Assessoria de Imprensa Fetranspar)

FOTO: Fetranspar

 

 

Conteúdos Relacionados