FUTURO 10 PARANÁ: Cooperativas inspiram planos para o futuro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A união faz a força. O chavão resume a conclusão à qual 600 lideranças chegaram ontem, após um dia de debates na terceira etapa do Fórum Futuro 10 Paraná, em Maringá. O cooperativismo e o associativismo foram apontados pela maioria dos grupos de discussão como pontos fortes do Noroeste e Norte do estado. Segundo os participantes do encontro, esses dois fatores devem impulsionar o crescimento do Paraná. O exemplo das cooperativas agropecuárias contagiou todos os setores da sociedade, concluíram os participantes do fórum. Os bons resultados na agricultura mostraram que a parceria entre diversas entidades é o principal caminho para enfrentar as dificuldades, por meio de soluções conjuntas e benefícios coletivos.

Temas - Durante o fórum, as lideranças foram divididas em grupos que debateram 11 temas. Nas mesas de agronegócios, praticamente todos os integrantes citaram o cooperativismo e o associativismo como características fortes da região. Não é para menos. O Noroeste concentra as mais importantes cooperativas do país, com destaque para a Coamo – de Campo Mourão, a maior da América Latina – e a Cocamar, de Maringá. “A filosofia de cooperativas que objetivam o bem estar social do cooperado e suas famílias foi passando de geração em geração e se tornou espelho para todos os setores da sociedade”, diz o diretor secretário da Coamo, Ricardo Accioly Calderari.

Geração de renda - Outro ponto importante destacado pelo grupo de agronegócio foi a melhoria das condições e incentivo para a agricultura familiar. A conclusão dos integrantes do fórum foi que a produção em pequenas propriedades rurais, combinada com o cooperativismo, continuará sendo um dos principais geradores de renda do Norte e do Noroeste do Paraná. A união não se limita apenas ao setor agrícola. O cooperativismo também foi citado por grupos de outros setores produtivos, como indústria e comércio. Nas mesas de debate sobre pesquisa tecnológica e responsabilidade social, o associativismo também entrou em pauta.

Projeto - A diretora de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de Campo Mourão, Marley Formentini, do grupo de responsabilidade social, conta que apresentou aos demais participantes do debate a iniciativa de pequenas cooperativas de moradores de bairros pobres da cidade. Segundo ela, os integrantes avaliaram que esse tipo de projeto é um exemplo para ser implantado em todo o estado. O Fórum Futuro 10 Paraná é uma iniciativa das entidades, dentre elas, a Ocepar, com apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) em parceria com diversas instituições (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados