FUTURO 10 PARANÁ: Conselho diretivo se reúne na Fecomércio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (13/07), na sede da Fecomércio, em Curitiba, mais uma etapa do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, que tem a meta de desenvolver a economia do Estado por meio das entidades públicas e privadas. O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, recebeu os representantes das entidades envolvidas e que integram o Conselho Diretivo, entre eles, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. No encontro, foram debatidas as quatro prioridades que integram o tema Infraestrutura: Porto de Paranaguá, pedágios, Aeroporto Afonso Pena e elaboração de projetos. Após a abertura, realizada pelo coordenador do Comitê Executivo, Rogério Mainardes, o coordenador do Conselho Diretivo, Guilherme Cunha Pereira, lançou a primeira pergunta do debate: "De que maneira as entidades envolvidas podem auxiliar para o desenvolvimento dos projetos sobre estas temáticas?"

Paranaguá - A prioridade, unânime entre os presentes, foram as obras do Porto de Paranaguá.  O assessor da presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, João Arthur Mohr apresentou um projeto contendo o que precisa para ser melhorado no Porto. Os pontos elencados estão divididos em: Ações de Otimização e Ampliação, que contarão com um investimento na ordem de R$ 2,5 bilhões, oriundos da iniciativa pública, como o PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), por exemplo, e de entidades privadas.

Ações - Entre as ações prioritárias estão as obras na dragagem, a modernização de equipamentos, a cobertura dos porões para que seja permitido o carregamento em dias de chuva, a agilidade nos processos burocráticos e a gestão portuária. Já para o projeto de ampliação serão destinados recursos para infraestrutura para acesso ao Porto, incluindo a malha rodoviária, e infraestrutura para recebimento e armazenagem. Há também a previsão que seja substituída grande parte dos equipamentos para carregamento. O presidente Piana, pontuou que a elaboração de projetos bem fundamentados facilita as ações do Governo do Estado e o andamento dos processos. As ações elaboradas pelo comitê do Fórum são apresentadas ao governador Beto Richa para procedimentos cabíveis.

Entidades envolvidas no Fórum Futuro 10 - Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Instituto de Promoção e Desenvolvimento (IPD), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fetranspar, Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Movimento Pró-Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB-PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fecomércio)

{gallery}noticias/2011/Julho/13/2011713145555/{/gallery}

Conteúdos Relacionados