FÓRUM III: Diretor do Datacenso apresenta os resultados da Pesquisa de Imagem do Cooperativismo

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A percepção dos consumidores paranaenses sobre os produtos e serviços ofertados pelo cooperativismo no Estado, apurada por meio da 4ª Pesquisa de Imagem e Posicionamento do Cooperativismo e suas Marcas no Mercado Paranaense, foi apresentada pelo diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama, no primeiro dia Fórum de Mercado promovido pelo Sistema Ocepar, nessa terça-feira (21/11), em Curitiba. O levantamento foi realizado por iniciativa do Sistema Ocepar. “Para nós, a pesquisa serve como uma bússola, que vai nos mostrar os caminhos que devemos seguir para promover os produtos e serviços das cooperativas paranaenses”, afirmou o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

Agregação de valor - “Esses dados podem ser utilizados de forma mais assertiva pelas cooperativas até para agregar mais valor às marcas das cooperativas”, destacou Shimoyama. A pesquisa revelou, por exemplo, que 45% dos entrevistados desta edição consomem produtos de cooperativas sem saber disso. “As cooperativas precisam comunicar mais à sociedade os benefícios de se consumir os seus produtos, que têm qualidade, melhor preço, procedência e origem num modelo de negócio diferenciado. Anunciar que o produto ou serviço é de uma cooperativa é uma vantagem competitiva”, disse Shimoyama. Ao serem questionados sobre o motivo de escolher os produtos e serviços de cooperativas, 54% dos entrevistados disseram que a escolha é feita devido ao preço, independente da marca, e 38% fizeram essa opção por conta da qualidade, independente da marca. Na apresentação, Shimoyama mostrou as marcas de cooperativas mais lembradas pelos consumidores (Sicredi, Coamo e Unimed), que são as mesmas dos não consumidores. Também, o que eles disseram sobre os pontos de melhoria, as cooperativas agropecuárias que vêm à mente dos paranaenses quando pensam em cooperativas (Coamo, Cocamar, Frimesa e Cocamar), também às do ramo crédito (Sicredi, Sicoob, Cresol e Evolua) e de saúde (Unimed, Uniodonto e Dental Uni), entre outros pontos. Clique aqui e confira a reportagem sobre o tema publicada na revista Paraná Cooperativo, com mais detalhes sobre a pesquisa.

Coleta dos dados - A coleta de dados ocorreu no período de 5 a 17 de agosto de 2023. O levantamento contemplou duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. Na quantitativa, os entrevistados foram divididos em grupos: 500 consumidores e 502 não consumidores de produtos de cooperativas, com idades entre 25 e 50 anos, das classes sociais B1, B2 e C1. A margem de erro para estes grupos é de 4%, com um grau de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas de 5 a 17 de agosto de 2023. O outro grupo foi composto por 2.201 funcionários de cooperativas. Esta parte da pesquisa, que pela segunda vez foi realizada pelo Datacenso, tem 2% de margem de erro e 95% de grau de confiança. A coleta de dados para este grupo ocorreu entre 3 de agosto e 18 de setembro de 2023.

Qualitativa - Já pesquisa qualitativa ocorreu modelo Focus Group, que consiste em reunir grupos de entrevistados para uma discussão, utilizando-se um roteiro semiestruturado com questões subjetivas, destinadas a avaliar o objeto proposto, e conduzido por um moderador. Essa etapa contemplou dois grupos, de consumidores e não consumidores, e de colaboradores de cooperativas. A coleta de dados foi realizada em grupos de discussão online com público-alvo. Também na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas de profundidade individual (EPI). O universo da pesquisa incluiu diretores de cooperativas, diretores de supermercados e compradores. A amostra foi formada por 75 entrevistas, sendo 50 compradores de supermercados de produtos de cooperativas, 11 diretores de cooperativas e 14 diretores de supermercados. A coleta de dados foi realizada por telefone e autopreenchimento online com o público-alvo, nos dias 27 de julho a 12 de setembro de 2023.

FOTOS: Cassiano Rosário

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