FICAFÉ 2012: Evento acontece em Jacarezinho, de 7 a 9 de novembro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A quinta edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro (FICAFÉ) acontece nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Jacarezinho, no norte pioneiro paranaense, numa realização do CREA-PR,  Sebrae/PR,  Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banco do Brasil, Prefeitura de Jacarezinho, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Federal de Engenheiros e Agrônomos (CONFEA-PR), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), e Secretaria da Agricultura de Abastecimento (Seab).

Público - A expectativa é atrair cerca de 4 mil visitantes. A Feira reúne cafeicultores de várias regiões produtoras do grão e representantes de indústrias, corretores, fabricantes de insumo, máquinas e equipamentos, cafeterias, entidades do agronegócio, compradores de cafés especiais e outros interessados. Durante a FICAFÉ, os visitantes terão a oportunidade de participar de rodadas de negócios, degustações comentadas de cafés certificados e especiais e de várias palestras sobre o setor.

Eventos técnicos - Nesta edição da FICAFÉ haverá a ampliação dos eventos técnicos. O primeiro dia da Feira será reservado para a realização do “I Simpósio de inovação e difusão tecnológica da cafeicultura do Norte Pioneiro do Paraná”, além de minicursos e exposição de painéis. Os eventos serão dirigidos para agrônomos, técnicos, produtores e estudantes do segmento do café.

Cenário -Nos dias 8 e 9 de novembro, acontecem palestras voltadas para o cenário da cafeicultura do Norte Pioneiro. Em pauta, temas como acesso a novos mercados, produção de cafés de qualidade, manejo integrado de pragas do cafeeiro, entre outros. Para o engenheiro civil Nilton Batista Prado, inspetor chefe do CREA em Jacarezinho e membro da organização do evento, a Ficafé é um importante momento para a cafeicultura brasileira, pois reúne pessoas de várias partes do mundo para discutir o tema.

Agrônomos - “Na nossa área, trata-se de um importante evento tanto para os agrônomos já em atividade quanto para os estudantes que pretendem se especializar em café. Os agrônomos são profissionais de extrema importância para o processo de produção do café de qualidade, principalmente nas pequenas e médias propriedades, onde se implanta com mais facilidade o programa de excelência na produção de café especial”, comenta. sta produção, destaca Prado, envolve preparo do solo com adubação correta, controle de pragas e cuidados na colheita.

Lançamento do I.G.P. - Durante a abertura da Ficafé, será feito o lançamento da Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P.), em solenidade às 9 horas, e com a presença  da coordenadora de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Suzana Serrão Guimarães. A I.G.P. garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado brasileiro e internacional. Em maio deste ano, a Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) recebeu a certificação conferida INPI e a expectativa dos produtores associados é aumentar o valor agregado do produto. (Assessoria de Imprensa da Ficafé)

Conteúdos Relacionados