FEBRE AFTOSA: Veterinários da Faep e da Seab discutem retirada da vacinação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (31/01), no Sindicato Rural de Guarapuava, discutiu a retirada da vacinação contra a febre aftosa. O técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), médico veterinário Celso Doliveira e o técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab)/Defis, médico veterinário Silmar Pires Bürer, reuniram-se com produtores rurais de Guarapuava para capturar informações e impressões dos pecuaristas para uma análise de custo-benefício para a retirada da vacinação contra a febre aftosa.

Uniformização de informações - Segundo Doliveira, algumas informações precisam ser uniformizadas entre os produtores e existe a necessidade de aberturas de crédito para investimento e custeio, visando a melhoria tecnológica da produção de gado para manter o abastecimento de bezerros, bois magros e reposição de fêmeas. "É preciso também uma garantia do aumento de exportação como estratégia de melhoria de preço pago ao produtor", comentou.

Londrina - Além de Guarapuava, os técnicos vão visitar produtores rurais de Londrina. "A reunião foi bastante positiva porque precisamos de informações concretas das estatísticas, das experiências dos produtores e da opinião dos especialistas para tomada de decisões", disse. Os técnicos da Faep e da Seab estão desenvolvendo um estudo sobre a viabilidade econômica da retirada da vacinação, assessorados pela Universidade de Brasília. A reunião contou com a participação de representantes do Sindicato Rural e da Cooperaliança. (Assessoria de Imprensa Sindicato rural de Guarapuava)

{gallery}noticias/2011/Fevereiro/1/201121144125/{/gallery}

Conteúdos Relacionados