FALECIMENTO: Cooperativismo lamenta morte de Ivo Carraro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Pelo segundo dia consecutivo, o cooperativismo está de luto. Na sexta-feira (09/07), nos deixou o presidente da Coasul, cooperativa de São João, Paulino Fachin, e, na noite do último sábado (10/07), o engenheiro agrônomo e ex-diretor executivo do Centro de Pesquisas da Ocepar e, mais recentemente, da Coodetec - Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, Ivo Marcos Carraro, aos 67 anos, em decorrência de um câncer. Ivo foi velado neste domingo (11/07), na Capela Master da Acesc, e sepultado às 11h, no Cemitério Central, em Cascavel (PR), em cerimônia que reuniu familiares e amigos.

Legado - Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, “Carraro deixa um importante legado no desenvolvimento da pesquisa cooperativista. Conduziu de forma profissional, desde os tempos da Ocepar Pesquisa e, posteriormente, na extinta Coodetec, o importante trabalho no desenvolvimento de variedades adaptadas para nossa agricultura. Com certeza, fará muita falta para o setor, afinal, com ele vai um grande conhecimento de pesquisa cientifica e de dedicação ao setor do agronegócio”.

Orgulho - Carraro presidiu a Braspov - Associação Brasileira de Obtentores Vegetais e se revoltava com a pirataria de sementes no setor. “Nós atuamos no campo e não na arquibancada”, sempre dizia em suas entrevistas, demonstrando o orgulho de trabalhar no setor cooperativista paranaense. O ex-presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que conviveu com ele por várias décadas afirmou: “perdemos nosso amigo Carraro. Pessoa que dedicou sua vida para o bem”.

Show Rural - Presença obrigatória em dias de campo das cooperativas, Ivo Carraro sempre participou dos eventos levando as principais novidades para os agricultores brasileiros. O coordenador do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, falou para o Portal Sou Agro: “Muito triste. Grande profissional, grande amigo um exemplo de pessoa em ações comunitárias. Que Deus o tenha e conforte a família”. O coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, destacou que, durante muitos anos, o Sistema Ocepar dividiu espaço com a Coodetec no estande do Show Rural. “Lembro que todo ano, antes de iniciarmos os trabalhos, Ivo Carraro reunia toda a equipe para desejar uma ótima semana e pedia para que cada um da sua forma, fizesse uma oração em agradecimento por mais um ano de saúde e pelos que partiram. Hoje é dia de fazermos isso pelo amigo Ivo, agradecer pela sua amizade e pela sua dedicação”.

Exemplo - Já o presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Vallini, afirmou: “Grande companheiro. Ajudou muito para que tivéssemos a grandeza da nossa associação e da nossa sede. Que Deus conforte a família”. Para o presidente da cooperativa Frísia, Renato Greidanus, Ivo “foi um grande exemplo de pessoa e um grande amigo. Que Deus possa dar o consolo a todos os familiares”.

Convivência - “Convivemos com o Ivo na Ocepar Pesquisa, na Coodetec, na Apasem, na Abrates, em diversas reuniões e eventos sobre pesquisa agropecuária, cooperativismo e setor de sementes. O Carraro, como o chamávamos, sempre foi calmo, objetivo, ponderado e proativo. Seu legado ao setor sementeiro e ao cooperativismo não será esquecido. Ele fará muita falta”, disse o gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra.

 

Conteúdos Relacionados