EXTENSÃO RURAL: Emater anuncia contratação de 400 técnicos em quatro anos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Os 55 anos da Emater foram comemorados nesta quinta-feira (19/05) sob a expectativa da renovação de quadros. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara e o presidente da empresa, Rubens Niederheitmann, anunciaram oficialmente a contratação de 400 profissionais, sendo 100 por ano, para recompor os quadros da empresa, que está há 16 anos sem contratações.

Profissionais - Serão contratados, por concurso público, engenheiros agrônomos, florestais, médicos veterinários e técnicos agrícolas. A prioridade é enviar os técnicos contratados para 40 escritórios da Emater que estão sem nenhum profissional. Posteriormente, serão enviados para 170 escritórios que estão com apenas um profissional.

 

Prioridade - Segundo Ortigara, o serviço de extensão rural é prioridade do governador Beto Richa. O secretário disse que é fundamental dar uma atenção mais qualificada no campo por meio do extensionista, que representa a presença do governo do Estado no meio rural. "Os extensionistas vão reforçar o trabalho que deve ser feito no campo junto ao produtor rural para reverter a degradação dos solos, cuidar do meio ambiente, auxiliar a agroindústria, auxiliar e orientar os agricultores para que enfrentem os desafios da atividade", afirmou o secretário.

 

Habitação - Outro desafio importante para o extensionista nessa gestão, disse Ortigara, será a organização do agricultor para ter acesso ao programa de habitação no meio rural que será anunciado em breve pelo governador Beto Richa. "O Estado deve muito à Emater e este é o momento para formar o time do futuro", afirmou.

 

Oportunidades - Para o presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, o foco da empresa será apoiar a criação de oportunidades para os agricultores no meio rural. "O agricultor precisa de mais competitividade para não perder espaço no mercado. Para isso precisa de orientação para produzir com qualidade e sanidade seus produtos e esse é o nosso desafio", disse. (AEN)

Conteúdos Relacionados