EVENTO: Setor produtivo discute paradigmas para o agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O 10º Congresso Brasileiro de Agronegócio (CBA), que ocorre no próximo dia 8 de agosto, vai debater a competitividade das cadeias produtivas do agronegócio, com ênfase no tema sustentabilidade.  O evento, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), terá como apoiadora a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). "É importante o setor cooperativista fazer parte dessas discussões, pois praticamente 50% da produção agrícola no país passam, direta ou indiretamente, por uma cooperativa. No setor de lácteos, por exemplo, o movimento é responsável por cerca de 40% do leite sob inspeção", avalia o superintendente da OCB, Renato Nobile. Segundo ele, hoje, existem 1548 cooperativas agropecuárias que, em 2010, geraram uma receita de US$ 4,417 bilhões em exportações. O crescimento foi recorde, de 21,76. Em toneladas, foram cerca de 7,9 milhões.

Paradigmas - Entre os paradigmas que devem ser definidos pelos participantes do 10º CBA estão a energia e alimento baratos, e a relação estabelecida pelo agronegócio com o Estado e a sociedade. O elevado custo dos derivados do petróleo sugere uma profunda reflexão sobre o lento processo de substituição dessa fonte de combustível por alternativas energéticas renováveis. A inversão da tendência de queda dos preços agrícolas provocada pelo crescimento da demanda e pela alta dos preços do petróleo, cujos derivados são cada vez mais demandados pelas práticas de cultivo intensivo, será outro tema a ser debatido no 10º CBA, porque põe em risco a oferta de alimentos.

 

Participação - O evento contará com a participação de técnicos, analistas e alguns de seus representantes mais significativos e atuantes. Estão previstas, ainda, as presenças da presidente Dilma Rousseff, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi.(Informe OCB)

Conteúdos Relacionados