Entidades discutem propostas para o governo Lula

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Cerca de 50 representantes de entidades do agronegócio brasileiro se reuniram ontem (12) na sede da OCB, em Brasília, para discutir uma série de propostas que serão encaminhadas à equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A reunião foi coordenada pelo presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas e pelo presidente da CNA e da Rural Brasil, Antonio Ernesto de Salvo.

Abag - O evento foi aberto pelo presidente da OCB, que deu as boas-vindas a todos. Na seqüência, o presidente da Abag agradeceu a participação das entidades, lembrando que representantes de todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio estavam presentes. Já o presidente da CNA, Antonio Ernesto de Salvo, apresentou o documento preparado pelo Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil, a Rural Brasil, contendo uma série de sugestões ao novo governo. Esse documento foi elaborado pela OCB, OCEPAR e CNA.

Sugestões - O documento foi analisado durante a reunião e novas sugestões foram anexadas. Entre as recomendações que serão feitas à equipe de Lula, está a criação de adidos comerciais em embaixadas estratégicas para o comércio exterior e a isenção de tributos sobre os produtos que compõem a cesta básica.

Diretrizes - Roberto Rodrigues afirma que a reunião discutiu dois grandes pontos: as diretrizes para as políticas públicas, entre elas a reforma na legislação trabalhista, o seguro rural, recursos para o crédito rural e para comercialização e a reforma tributária. Outro ponto abordado, segundo Rodrigues, foi o comércio exterior e as relações comerciais internacionais do Brasil junto aos principais blocos econômicos e nos fóruns de maior expressão como a Organização Mundial do Comércio (OMC), Mercosul e União Européia. Na avaliação do presidente da Abag, entidade que convocou a reunião, o encontro foi um sucesso e pôde ser medido pela representatividade dos participantes.

Representantes - Entre os presentes estavam representantes da Anfavea; ABLV; ABBA; Associação Brasileira de Produtores de Leite; União Brasileira de Avicultura; Abiec; Abimilho; Anfal; Cocamar; Abiove; Abrapa; OCDF; Orplana; CNC; Ibraf; Abrasem; Aprosoja; CBCL; Anda; Andef; Aenda; Sindan; Câmara Americana de Comércio e Sociedade Rural Brasileira.

Conteúdos Relacionados