ENCONTRO ESTADUAL XII: Wilson Vaz de Araújo também é homenageado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, também foi homenageado com o Troféu Ocepar, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, realizado em Maringá, no Noroeste do Estado, nesta sexta-feira (01/11), juntamente com o ex-presidente da Frimesa Cooperativa Central, Valter Vanzella. Vaz recebeu a honraria das mãos do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que estava acompanhado dos diretores da Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, com a mensagem: “O reconhecimento e a homenagem a Wilson Vaz de Araújo pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo paranaense.” “É uma honra receber essa homenagem. Para mim, representa todo o carinho que todos vocês têm pela gente”, disse, ao receber o troféu. Vaz estava acompanhado pelos familiares e um buquê de flores foi entregue à mãe dele, Tereza Rita de Jesus Araújo, pela gerente administrativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira.
Sobre o homenageado - Vaz é paranaense, natural de Santa Mariana, no Norte do Paraná. Nos anos 1960, sua família mudou-se para Jussara e depois em 1970, para o município de Pérola, ambas no Noroeste do Estado. Em 1976, formou-se técnico em agropecuária no Colégio Técnico Agrícola Estadual de Quatá (SP). Em seguida, retornou para o Estado do Paraná. Casado com Rosane de Barros Araújo, enfermeira e advogada, Vaz tem três filhos, Vinícius, Valessa e Victor. Ele é mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Carreira - Atualmente é Secretário de Política Agrícola em exercício e Diretor do Departamento de Política de Financiamento para o Setor Agropecuário, da Secretaria de Política Agrícola, do Mapa. Responsável pela área de financiamento à agricultura e pela coordenação dos trabalhos relacionados ao Plano Safra, anteriormente já havia ocupado o cargo de Secretário de Política Agrícola, entre abril de 2018 e janeiro de 2019. Trabalha nesta Secretaria desde 1997, já tendo ocupado diversos cargos. Participou diretamente do mais abrangente e complexo processo de renegociação de dívidas rurais na segunda metade dos anos 90. Essas renegociações ficaram conhecidas como, Securitização, Pesa - Programa Especial de Saneamento de Ativos e do Recoop - Programa de Revitalização das Cooperativa Agropecuárias, com prazo para pagamento de até 20 anos.
Inclusão - Pelo Mapa, participou ativamente para a inclusão legal dos bancos cooperativos entre os beneficiados com a equalização de encargos financeiros pelo Tesouro Nacional, autorizada por Lei, em 1999. Até então, essa possibilidade era permitida apenas aos bancos públicos federais. Na mesma direção, apoiou também à medida que autorizou esses bancos a receberem depósitos de Poupança Rural, em 2004.
Programas - Ao longo desses últimos 20 anos na Secretaria de Política Agrícola, coordenou a criação e o acompanhamento dos programas de financiamento de investimentos agropecuários do Mapa, entre os quais destacam-se: Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop), Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (ProcapAgro), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Programa de Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) , Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), Programa de Modernização da Agricultura e Conservação dos Recursos Naturais (Moderagro), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa de Financiamento à Agricultura Irrigada e ao Cultivo Protegido (Proirriga).
FOTOS: Cassiano Rosário
{gallery}2023/noticias/12/01/Econtro_XII/{/gallery}