DESENVOLVIMENTO I: Paraná precisa de R$ 6 bilhões

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes do Fórum Permanente Futuro 10, que reúne 16 entidades representativas de classe, se encontraram ontem em Curitiba com parte da bancada parlamentar do Paraná em Brasília e o governador Beto Richa para discutir propostas de investimentos na área de infraestrutura de portos, aeroportos, ferrovias e rodovias. O objetivo é viabilizar investimentos da ordem de R$ 6 bilhões para eliminar gargalos que comprometem a competitividade e o desenvolvimento do estado. Desses, calculam as entidades do Fórum, pelo menos R$ 480 milhões poderiam ser incluídos por meio de emendas no Orça­mento do governo federal do próximo ano. Outros R$ 5,57 bilhões em projetos poderão ser incluídos no Plano Plurianual de 2013 a 2015.

 

Desafio - Segundo Nelson Costa, superintendente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), os problemas de infraestrutura são um desafio para o crescimento. O estado já atraiu R$ 7,5 bilhões em novos investimentos privados, volume que deve chegar a R$ 15 bilhões e desafiar a atual estrutura de logística do estado. A projeção, segundo ele, é de que nos próximos três anos a economia paranaense crescerá de 0,5 ponto a 1 ponto porcentual acima da média nacional. “O estado terá de estar preparado para fazer frente a essa demanda”, diz.

 

Integração - “Há uma consciência clara, aguda, de que esses gargalos podem sufocar o desenvolvimento. Há também uma consciência de que eles não serão eliminados sem uma integração entre governo, iniciativa privada e terceiro setor. O estado vive um momento especial e temos de aproveitá-lo”, disse Guilherme Cunha Pereira, vice-presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e coordenador do conselho diretivo do Fórum.

 

Propostas - Entre as propostas, que foram apresentadas na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), estão a dragagem e melhorias no corredor de exportação do Porto de Paranaguá, novo berço para movimentação de veículos, ligação ferroviária eficiente entre Guarapua­va e Paranaguá e também Cascavel e Guaíra, construção de mais uma pista, ampliação do pátio de aeronaves e do terminal de passageiros do aeroporto Afonso Pena, além de aplicação de recursos em rodovias, como a duplicação do trecho rodoviário entre Lapa e São Mateus. Também foi proposta a criação de um banco de projetos, que possa financiar a elaboração de projetos para viabilizar investimentos.

 

Reuniões - Representantes do governo estadual começam nesta terça-feira (18/10) uma série de reuniões com deputados para discutir emendas ao orçamento para o próximo ano. Para o governador Beto Richa, o governo está aberto a dialogar com o Fórum. “Não somos autossuficientes. Quem diz que entende tudo, na verdade, não entende nada. Estamos abertos para discutir com as entidades o melhor caminho para o desenvolvimento do estado”, disse. O governador admite que até agora os investimentos ficaram aquém do necessário. “O estado nunca ficou paralisado, mas investimentos da forma vigorosa como eu quero ainda não aconteceram. Mas estamos arrumando as finanças do estado e conseguimos uma redução de 18% nas despesas de custeio”, afirma. (Gazeta do Povo)

{gallery}noticias/2011/Outubro/18/2011101815394/{/gallery}

Conteúdos Relacionados