BRDE: Banco apresenta projetos de logística para cooperativas

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Lideranças cooperativistas dos ramos agropecuário e de transporte conheceram, na tarde desta segunda-feira (17/10), em Curitiba, dois projetos que visam a melhoria do setor logístico do Estado do Paraná e a redução de custos no escoamento da safra de grãos e da produção industrial paranaense. São eles: “Corredor e Terminal de Exportação” e “Projeto Intermodal sem transbordo - Trem e Caminhão - Corredor Oeste”, cujos detalhes foram apresentados pelo gerente de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no Paraná, Paulo Cesar Starke Junior, e pela analista de projetos Tatiana Henn. “Se nós pudéssemos falar em sonho, o BRDE pensa que poderíamos caminhar para a constituição de uma grande empresa central de logística que teria em sua posse um terminal de exportação em Paranaguá, hoje pertencente à Codapar, que faria toda a contratação de fretes para gerir a logística em direção ao porto de Paranaguá e prestaria serviço para seus sócios, que seriam as cooperativas agropecuárias”, afirmou Paulo Cesar.

 

Dados - Em relação ao “Corredor e Terminal de Exportação”, ele explicou que trata-se de um terminal com capacidade para 90 mil toneladas em Paranaguá, com ligação direta para o cais oeste, esteira, shiploader, entre outros elementos. “Isso tudo integrado a seis centros de distribuição no interior do estado, fazendo todo o gerenciamento de uma logística de forma a otimizar o processo de escoamento da produção”, frisou.  Quanto ao projeto intermodal, o gerente do BRDE salientou que engloba basicamente o transporte rodoviário e ferroviário, usando o mesmo contêiner, sem fazer transbordo de carga. “Dessa forma, lá na unidade de recebimento da cooperativa, os grãos seriam descarregados dentro de um contêiner próprio. Esse contêiner seria transportado por meio de caminhão e trem até chegar no Porto, sem fazer transbordo, eliminando perdas na rodovia, melhorando o processo e reduzindo custos”, acrescentou Paulo Cesar.

 

Custo - O valor estimado dos projetos é de aproximadamente R$ 56 milhões, a serem financiados pelo BRDE com prazo alongado de pagamento e juros baixos. “O BRDE está servindo de mediador, quer dizer, está apresentando uma solução financeira que está sendo colocada à disposição das cooperativas e que poderá ser apresentada a outras empresas do segmento do Paraná. É uma proposta clara, objetiva, que vem atender a uma pequena parcela do que é necessário para a melhoria da logística do Paraná”, disse o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito do BRDE, Nivaldo Assis Pagliari. “É fundamental ter as cooperativas como parceiras porque quem congrega grande parte dos produtores no Paraná são as cooperativas”, ressaltou ainda o gerente de operações do Banco, Paulo César Starke Junior.

 

Análise – Os dirigentes das cooperativas destacaram a importância da iniciativa e se comprometeram a estudar as propostas. “São projetos interessantes que serão submetidos a uma análise mais apurada”, disse o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. A reunião também teve a presença do superintendente da Organização, José Roberto Ricken, do coordenador de desenvolvimento cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, e de dirigentes e representantes das cooperativas Coamo, C.Vale, Copacol, Coopercaf, Lar, Cooperlog, Rodocoop, Cootramil, Cootrast, Castrolanda, Nova Produtiva, Frimesa e Cooperleste. Houve ainda a participação dos presidentes da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, e da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski, do coordenador do Codesul, Erasmo Garanhão, do diretor financeiro do BRDE, Jorge Gomes Rosa Filho, do superintendente do banco no Paraná, Carlos Olson, além de conselheiros e demais gerentes da instituição.

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