CRISE DO CAMPO I: Agricultura espera anúncio de medidas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

“Nossa expectativa é que haja sensibilidade por parte do governo e que anuncie um conjunto de medidas que beneficiem o setor rural para que os produtores possam voltar a pensar em produzir”. Essa afirmação foi feita pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, que retornou de Brasília no final da tarde de ontem (10/05), depois de participar de várias reuniões com lideranças cooperativistas e do agronegócio para discutir a crise do campo e aglutinar em documento único as reivindicações do setor.

O que o setor precisa – Koslovski disse que o governo já tem todos os subsídios e informações para a tomada das decisões em de apoio ao setor rural. Segundo o presidente da Ocepar, há quatro pontos principais que precisam ser contemplados pelas medidas a serem anunciadas pelo governo: 1 – Alongamento de todas as dívidas de custeio, inclusive de investimentos, Pesa, Recoop e Securitização, com prazo para pagamento de 25 anos; 2 – Alocação de recursos de crédito rural para dar sustentação à comercialização e condições para o início da próxima safra de verão; 3 – Discussão da questão cambial que afeta o agronegócio e outros setores da economia; 4 – Medidas estruturais para melhorar a renda do setor: desoneração tributária; melhoria da infra-estrutura de transporte das regiões produtoras; seguro rural; cabotagem.

Governadores no Congresso – Na próxima terça-feira (16/05), pelo menos dez governadores dos principais Estados produtores de alimentos, além de lideranças agrícolas e cooperativistas, estarão em Brasília para uma mobilização, no Congresso Nacional, na defesa de medidas de apoio ao setor rural. Esses governadores devem se dirigir, depois, ao Palácio do Planalto, onde esperam se recebidos pelo Presidente Lula. Lideranças acreditam que essa data será oportuna para o anúncio de medidas do governo em apoio ao setor.

 

Conteúdos Relacionados