CRÉDITO RURAL: Agricultura sustentável dá bônus em custeio

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Os produtores que comprovaram aos bancos que mantiveram matas ciliares, reservas legais, práticas conservacionistas, projetos de integração lavoura-pecuária e rastreabilidade do rebanho dentro de suas propriedades ganharam este ano um bônus de 15% a mais no crédito de custeio agrícola. De acordo com o Ministério da Agricultura, trata-se de uma nova variável do crédito rural que foi possível a partir de uma ação conjunta da Secretaria de Política Agrícola e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo. Para o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, esse tipo de estímulo ao produtor precisa se tornar efetivo. Ricken avalia que o bônus representa um começo, mas ainda precisa chegar efetivamente ao campo e ser melhor divulgado. O superintendente da Ocepar destaca que é necessário trabalhar melhor os profissionais do Estado que atuam na área de meio ambiente, pois a visão das questões ambientais muitas vezes se restringe à esfera legal, o que é uma visão limitada da importância do assunto. “O produtor não tem estímulo para investir na área ambiental. Existe apenas o medo do descumprimento”, salientou Ricken.

Balanço - Ao apresentar o balanço das ações de 2005, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Márcio Portocarrero, disse que o ministério está trabalhando dentro de visão de sustentabilidade que ao invés de penalizar o errado, bonifica o que produtor que age corretamente do ponto de vista ambiental. “Isto acaba induzindo outras pessoas a mudar a postura”, comentou. Portocarrero salientou a importância da questão ambiental dentro da política de governo. “Mostra que o Ministério da Agricultura tem uma preocupação com a produção sustentável e com o futuro do agronegócio”, disse.

Orgânicos - O secretário também falou sobre os avanços na área de produtos orgânicos, que ganhou uma dimensão maior em 2005. Este ano, o Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Mapa promoveu a semana de alimentos orgânicos. A campanha aconteceu em grandes redes de supermercados localizados em 18 estados do País. “Nessa semana, foi articulado um movimento no qual conseguimos contatar 700 mil consumidores e mostrar a importância do alimento orgânico”, destacou Portocarrero. Ele apontou que uma avaliação posterior realizada junto as essas grandes redes mostrou um aumento de 40% na demanda por produtos orgânicos em uma semana de trabalho. “Acredito que esse é o papel do ministério: fomentar esse setor, viabilizando a pequena e a grande produção e dando alternativa de melhor qualidade de vida a consumidores”. (Com informações do Mapa)

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