COOPERMIBRA: Cooperativa é terceira melhor na produção de soja

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Pelo desempenho alcançado no ano de 2005, a Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, com sede em Campo Mourão, foi classificada como a 3ª melhor empresa do setor agropecuário brasileiro na Produção de Soja. A classificação foi publicada no Anuário do Agronegócio 2006 da revista Globo Rural, que apresenta também o Ranking das 500 maiores do setor no País e os vencedores da segunda edição do prêmio Melhores do Agronegócio 2006, que é promovido pela revista Globo Rural em parceria com o Serasa. “Essa classificação é um reflexo da confiança que o cooperado tem na Coopermibra”, diz o diretor vice-presidente da Coopermibra, engenheiro agrônomo Valdomiro Bognar, que no início desta semana foi a São Paulo (SP) para participar da solenidade de entrega dos prêmios. Bognar explica que neste ano, além de classificar as 500 maiores empresas do agronegócio brasileiro por receita líquida, o Anuário da Revista Globo Rural classificou também as 10 empresas que tiveram o melhor desempenho em 30 segmentos específicos do agronegócio. “Nesse caso eles não avaliaram as maiores, mas sim as melhores”, comenta Bognar.

Critérios - Para chegar a esse resultado, foram analisados oito critérios técnicos qualitativos de mais de 900 empresas ligadas ao campo, desde as produções animal e vegetal até as industrias de insumos e maquinários. “A Coopermibra, pelo seu desempenho em 2005, ficou com a 3ª melhor classificação no segmento de Produção de Soja”, explica o diretor. A primeira colocada nesse segmento foi a Cooagri - Cooperativa Agropecuária e Industrial de Dourados (MS) e a segunda colocada foi a paranaense C.Vale. Na classificação geral a Coopermibra ficou como a 218ª posição. Um excelente resultado considerando que o ranking inclui empresas de todo Brasil (algumas com capital de origem estrangeira), que atuam em ramos como indústria, cooperativismo, maquinários, fertilizantes, comércio exterior, produtos veterinários, insumos e outros.

Uma conquista de todos - O cooperativismo se faz da união de todos. Quando todos trabalham juntos buscando o bem comum, o resultado será positivo para todos. Por esse motivo, quando a cooperativa é reconhecida por seu trabalho, o mérito é para todos. Os associados que participaram fielmente adquirindo seus insumos e entregando seus produtos, a equipe técnica que orientou corretamente, os funcionários que exerceram suas funções administrativas ou braçais e a diretoria que administrou todo esse trabalho. Obter uma classificação como essa, num período de crise como esse, é sinal de que realmente o associado está interagindo com a Cooperativa. Apesar da desvalorização do produto agrícola em função de uma política cambial totalmente equivocada que oprime e esmaga, o agricultor busca manter-se em pé e continua fazendo o seu papel que é o de produzir alimentos. E essa classificação da Coopermibra mostra claramente isso, pois, ser reconhecida como uma das melhores na Produção de Soja não significa que houve grandes ganhos financeiros, mas sim que os seus associados foram ótimos produtores de soja. (Assessoria Coopermibra) 

Conteúdos Relacionados