COOPAVEL: Show Rural 2012 vai trazer novidades e tecnologias para o agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em uma área de pouco mais de 70 hectares está a maior concentração de informações sobre o agronegócio brasileiro. Trata-se do Show Rural Coopavel, um evento de caráter tecnológico, que tem como principal objetivo orientar o agricultor para uma produção com mais qualidade e maior produtividade. Para a próxima edição, que acontece de 6 a d10 de fevereiro de 2012, já estão confirmados 400 expositores de empresas nacionais e multinacionais, com expectativa de público de cerca de 180 mil visitantes de todo o Brasil e do exterior. 

Parcelas experimentais e demonstrativas - Para promover o conhecimento, 4,8 mil parcelas experimentais e demonstrativas foram preparadas para a semana do evento. Estas serão apresentadas por 3,7 mil profissionais e pesquisadores, que estarão à disposição do público alvo. “São representantes de todos os centros de pesquisa da agropecuária brasileira, das empresas de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador geral Rogério Rizzardi.

Acesso - O acesso do público é facilitado, contando com entrada gratuita, estacionamento gratuito com mais de 7 mil vagas, restaurante próprio, com 4 mil lugares; água gelada em todo o parque, várias praças de descanso, capela para reflexão e ruas cobertas, que permitem a locomoção entre os estandes mesmo sob o sol escaldante ou a chuva. 

Produção e rentabilidade – Entre os inúmeros avanços que serão apresentados, focando uma agricultura mais produtiva e rentável, estão 200 variedades de soja, 220 híbridos de milho, 45 híbridos de sorgo, 55 variedades de feijão e, 110 variedades de sementes de outras culturas. 

Agregação de conhecimento - Rizzardi informa que os agricultores que estão em busca de informações para as suas lavouras podem agregar conhecimento nas áreas de plantio direto, tecnologias de cultivo e manejo do solo, tipos de adubação, tecnologias de produção e ainda sobre administração rural, que engloba planejamento, investimentos e controle de custos. “Essas orientações estão embasadas na pesquisa agropecuária moderna, que tem um papel muito importante para o setor produtivo atual”, afirmou, ao enfatizar que o Show Rural conta com a presença de todas as empresas de pesquisa nacional.

À frente - E não são poucas. Para se ter uma ideia, o Brasil está à frente de muitos países quando se trata de pesquisa agropecuária. Das que fazem parte do evento, temos a Embrapa, que conta com 31 Unidades de Pesquisas, o Iapar, que possui 15 programas de pesquisas, a Coodetec que dispõe de 8 laboratórios, a Emater, com suas 12 áreas de Extensão Rural e a  Fundacep/RS que atua em 9 linhas de pesquisas. Durante o evento também estão presentes cerca de 45 laboratórios de pesquisas das empresas expositoras privadas. “É por isso que enfatizamos sempre, que o ponto alto do Show Rural Coopavel é a difusão de novos conhecimentos aos agricultores, promovida pelas empresas de pesquisas públicas privadas, nacionais e multinacionais”, diz Rizzardi, ao salientar que esta é uma oportunidade ímpar para o contato direto entre o produtor e o pesquisador. 

Apresentação prática - De acordo com o diretor presidente da Coopavel e coordenador geral do evento, Dilvo Grolli, é difícil o produtor rural acreditar naquilo que não visualiza, por isso o Show Rural Coopavel apresenta as novas tecnologias de forma prática, dinâmica e organizada. “Para o Brasil atingir a alta produtividade que prospecta, precisa buscar novas tecnologias, e estas estão disponíveis aqui”, enfatiza. Devido ao momento ser bastante oportuno para o agronegócio brasileiro, Dilvo acredita que o Show Rural Coopavel/2012 será um dos maiores eventos do país, com expectativa de superar todos os já realizados até o momento.

Alternativas de produção – Em diversos estandes, será possível informações que ajudam na escolha de novas alternativas para diversificação da propriedade e na ampliação da renda da família e das empresas agrícolas. Entre os principais assuntos estão sugestões sobre o que produzir e como produzir, com cálculo dos custos de produção, oportunidades de comercialização, perspectivas de mercado e ainda possibilidades de retorno econômico.

Sugestões variadas - As sugestões são as mais variadas: avicultura familiar, avicultura comercial, fruticultura, hortaliças em estufa hidropônica, sistemas de irrigação, apicultura, bicho de seda, ervas medicinais e indústria caseira, entre outras. Nessa área também será apresentado um modelo de produção ecologicamente correto, desenvolvido na estação da agroecologia. Trata-se de um sistema de cultivo que pode ser adotado por qualquer propriedade, independente do seu tamanho, e tem foco em três aspectos fundamentais: a saúde humana, a sustentabilidade da propriedade e a preservação ambiental. “O estande mostra roteiro previamente planejado, que indica o caminho para quem pretende ingressar no cultivo agroecológico”, destaca Jorge Luiz Knebell, gerente do parque. Segundo ele, a intenção é mostrar que é possível vencer o desafio de produzir em harmonia com a natureza, preservando o meio ambiente.

Segurança - Para que haja segurança na adoção desses três pilares, o produtor rural precisa adequar-se em técnicas de aplicações de defensivos, de uso correto e seguro de EPIs, na destinação do lixo tóxico, no reaproveitamento de materiais orgânicos, na utilização dos recursos hídricos sem desperdícios e, na preservação da água e do solo. “São projetos ambientais com foco na agricultura sustentável e na vida do planeta”, destaca Knebell. 

A pecuária – Para que atua ou pretende ingressar no ramo de produção animal, a eficiência produtiva está no uso de tecnologias corretas em alimentação dos animais, manejo e sanidade de rebanhos, genética, instalações adequadas e gestão da propriedade. No evento essas informações estão direcionadas para o gado de leite, gado de corte, avicultura, suinocultura e outros animais, como abelhas, peixes, ovinos e caprinos. Ainda nesse setor participam empresas de insumos, inseminação artificial, produtos veterinários e equipamentos. 

Integração - Numa parceria estabelecida entre a Coopavel e o Iapar, foi destinada uma área para pesquisa permanente sobre integração da lavoura com a pecuária. Ali são feitos sobre como  transformar solos ociosos no inverno em carne e leite. E, durante o Show Rural Coopavel serão mostrados trabalhos que já estão mudando a vida de muitos produtores rurais da região. A estação também abrange a recuperação de solos degradados, o sistema agrosilvopastoril e a formação de pastagens.

Espetáculo a parte – Somente no setor de máquinas são 280 expositores, de todas as marcas, cada vez mais versáteis e aperfeiçoadas, que impulsionam o trabalho, com elevado desempenho e maior comodidade. “Todas elas apresentam detalhes que agregam valor às lavouras, do plantio à colheita e até o transporte das safras” afirma Rizzardi.  Segundo ele, em 2012 estarão á mostra no evento 53 modelos de colheitadeiras, 195 modelos de tratores, 232 modelos de plantadeiras, 116 modelos de pulverizadores, 945 modelos de implementos agrícolas e muitos outros acessórios para todos os modelos e marcas de máquinas. Os expositores oferecem oportunidades de negócios com condições especiais. (Imprensa Coopavel)

Conteúdos Relacionados