CONGRESSO DA SOBER REÚNE MAIS DE 750 PROFISSIONAIS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A 40ª edição do congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober), realizada nos últimos dias 29 e 30, em Porto Alegre (RS), superou as expectativas em número de participantes e trabalhos apresentados. Foram mais de 750 inscrições, entre as quais a do engenheiro agrônomo Robson Mafioletti, da área técnica da Ocepar, que fez uma exposição do trabalho "O impacto do pedágio no transporte de grãos no estado do Paraná". A reciclagem profissional, a necessidade da troca de experiências e a possibilidade de futuros trabalhos em parceria estão entre os destaques do congresso.

Pesquisa - Os grupos de pesquisa envolvem 13 equipes, 78 sessões e 350 trabalhos nas áreas de Administração, Economia e Sociologia. Os estudos são de pesquisadores, professores, estudantes, representantes de institutos de pesquisa (públicos e privados), de agências de desenvolvimento e de assessores do poder Executivo. Neste contexto, o trabalho da Ocepar teve boa repercussão, despertando inclusive o interesse do pesquisador José M. Y. Perosa, da Universidade de Botucatu, em São Paulo, que pretende fazer estudo semelhante naquele.

Temas - Entre as linhas de pesquisa apresentadas, destacam-se: tomada de decisões, diagnósticos setoriais, modelos espaciais e temporais, logística de transporte, variáveis e projeções macro-econômicas, recursos naturais, valorização ambiental, estrutura fundiária, reforma agrária, produtividade agrícola, fontes de financiamento da agricultura, migrações, cadeias produtivas, transferência tecnológica, comércio internacional, trabalho infantil e desigualdade na distribuição de renda.

Conteúdos Relacionados