Confira dicas de planejamento financeiro para enfrentar despesas do início de 2026

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sicoob 20 01 2026Passadas as despesas típicas das festas de fim de ano, muitos brasileiros iniciam o mês de janeiro envolto de contas sazonais, que impactam diretamente o orçamento familiar. Gastos como matrícula escolar, compra de material didático, pagamento de IPVA, IPTU, seguros e outras despesas essenciais tendem a se concentrar nos primeiros meses do ano, o que, segundo o Sicoob exige planejamento financeiro para evitar o endividamento logo no início de 2026.

O educador financeiro do Sicoob, Renato Costa, alerta para um cenário de risco: a falta de organização prévia que pode levar consumidores a recorrerem a parcelamentos longos, uso excessivo do cartão de crédito ou empréstimos de emergência. “O começo do ano concentra despesas previsíveis. Por isso, quanto antes a pessoa se organiza, maior é a chance de atravessar esse período com equilíbrio financeiro”, orienta Renato.

Segundo o especialista, o primeiro passo é mapear todas as despesas fixas e recorrentes do início do ano, estimando valores e prazos de pagamento. Com essas informações, o consumidor consegue estimar quanto será necessário reservar, ajustar gastos ou se necessário, buscar soluções financeiras mais adequadas, evitando decisões por impulso.

“Planejar não significa deixar de cumprir compromissos ou abrir mão de qualidade de vida, mas sim fazer escolhas conscientes, priorizando o que é essencial e evitando dívidas desnecessárias”, reforça o especialista. Ainda segundo Renato, no caso de despesas como materiais escolares, a orientação é pesquisar preços, negociar condições de pagamento e avaliar o que realmente precisa ser comprado pode gerar economia significativa.

Para começar 2026 com orçamento equilibrado, o Sicoob oferece consultorias e cursos de educação financeira, além de produtos de investimentos, linhas de crédito sustentável e ferramentas de gestão financeira para que seus cooperados optem por caminhos mais seguros ao longo do ano. “O planejamento financeiro no início do ano é um movimento estratégico para quem deseja ter um ano tranquilo, com dívidas sob controle e um orçamento positivo”, orienta o especialista. 

A instituição conta com a plataforma Se Liga Finanças ON, que pode ser acessada aqui, e oferece cursos de educação financeira que abordam desde a organização do orçamento até dicas de como investir com segurança. É online, gratuita e com certificado de conclusão.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações. (Assessoria de Imprensa Sicoob)

Conteúdos Relacionados