COMUNICAÇÃO: Encontro discute jornalismo no agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 130 pessoas de 15 municípios participaram na noite desta quinta-feira, em Curitiba, da abertura do 1º Simpósio de Jornalismo do Agronegócio do Paraná. O evento, promovido pela Associação de Jornalistas do Agronegócio (Ajap), marca um ano de criação da entidade. A programação segue durante esta sexta-feira (26/05), quando serão focalizados assuntos como a relação da imprensa com os profissionais do agronegócio e o tratamento das informações sobre o tema. O presidente da Ajap, Marcos Tosi, ressalta que o objetivo do encontro é aproximar os jornalistas, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos do setor.

Embrapa - O chefe da Assessoria de Comunicação da Embrapa, Edílson Fragalle, foi o convidado para falar na abertura do simpósio. Ele enfatizou as mudanças que o jornalismo de agronegócio passou nos últimos anos, e que a própria relação dos técnicos está diferente. “Hoje a difusão de informações ocorre em tempo real, e os pesquisadores precisam estar preparados para participar desta interface com a sociedade”, diz ele.

UEL - Para a professora da Universidade de Londrina (UEL) Luzia Yamashita, que proferiu a primeira palestra da manhã desta sexta-feira, o envolvimento dos profissionais da área é importante para evidenciar a necessidade de inclusão, nos cursos de jornalismo, de disciplinas voltadas à área de economia agrícola. “Hoje é possível adaptar as disciplinas de acordo com as necessidades do mercado, levando em consideração as condições de cada região”, comenta.

Seab - A troca de informações é o ponto positivo destacado pelo assessor de imprensa do Iapar de Londrina, Edmilson Liberal. “Neste encontro pude perceber que somos muitos, e a troca de informações e de conhecimento é muito proveitosa”. O diretor Geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Francisco Simioni, considera que a aproximação da imprensa com os setores do agronegócio é fundamental. “Os meios de informação são canais essenciais entre as políticas públicas e o campo”, ressalta. Simioni representou o secretário de Agricultura, Newton Pohl Ribas, na abertura do simpósio.

Sanidade - Ainda pela manhã, o consultor Jeremiah O´Callaghan, da Coimex Exportação e Importação, de São Paulo, SP, falou sobre o comportamento da mídia brasileira no episódio da febre aftosa. “Muitas vezes, a população não tem acesso a informações sobre a importância do setor pecuário para a economia do país”, diz ele. À tarde, a editora-assistente do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo fala aos participantes sobre sua experiência no jornalismo rural, com o tema “A reportagem que vai ao campo”. A última palestra será do pesquisador Gilmar Lourenço, do Ipardes e professor da FAE/Curitiba, com o tema “Os caminhos que levaram a crise ao agronegócio”.

Jornalismo - Durante a tarde também será feito um painel com o tema “Jornalismo agrícola: que importância tem isso?”, com a moderação do jornalista Eloy Setti, da Ocepar. Participam do painel a editora do Caderno Rural da Folha de Londrina, Célia Guerra, o assessor de comunicação do Ministério da Agricultura, Ismar Cardona, o editor da revista Panorama Rural, Antonio Carlos Moreira, e o editor do suplemento Caminhos do Campo, da Gazeta do Povo. O 1º Simpósio de Jornalismo do Agronegócio teve o apoio do Sistema Faep, Sistema Ocepar, Sicredi, Sindicato dos Jornalistas do Paraná, Sindicato dos Jornalistas de Londrina e da Associação dos Jornais Diários do Interior (ADI).  

Conteúdos Relacionados