Cocari atualiza tabela de custos de mecanização agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari II 26 11 2025O produtor rural precisa estar sempre muito atento com a gestão de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, cuidando de aspectos que incluem até mesmo a vida útil do maquinário. Como instrumentos essenciais para a produção rural, essas máquinas e equipamentos são fatores decisivos na lucratividade do produtor.

Especialistas explicam que a mecanização agrícola pode representar até 40% dos custos em algumas lavouras, o que justifica as recomendações técnicas para uma gestão adequada e dos equipamentos, inclusive quanto aos controles financeiros.

Para reduzir despesas e aumentar a rentabilidade, é necessário contar com dados precisos e atualizados sobre o custo operacional de cada equipamento. Com essas informações, o produtor pode tomar decisões estratégicas, como terceirizar determinadas operações ou definir o momento ideal para investir em um novo trator, por exemplo.

Justamente por conta da importância desse controle para o produtor, a Cocari publica a Tabela do Custo de Mecanização Agrícola, com informações sobre os maiores e menores valores dos equipamentos, custos com manutenção e mão de obra.

O objetivo deste trabalho é justamente auxiliar o produtor rural a tomar a melhor decisão para a sua propriedade, aumentando a eficiência e reduzindo os gastos. (Assessoria de Imprensa Cocari)

Veja abaixo a tabela do mês de novembro de 2025:

TABELA 1 custo mecanização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preço = preços levantados em pesquisa (atualizados em novembro/2025). % manutenção = calculado a partir do preço do equipamento novo. Manutenção/hora = valor de manutenção dividido pela vida útil. Hectares viáveis = horas/ano dividido por horas/ha.

TABELA 2 custo mecanização

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguro do trator e colhedora = 1,2% vezes preço novo mais sucata, dividido por 2, dividido por horas por ano, outras máquinas 0,6% de seguro. Juros por hora = base de cálculo: soma do preço novo mais sucata, dividido por 2, vezes juros, dividido por horas/ano. Depreciação/hora = base de cálculo: diferença entre o preço novo e sucata, dividido pela vida útil. Custo por hora = inclusos depreciação, juros, manutenção, seguro e combustível (para tratores e colhedoras). Custo por hectare = inclusos trator, máquina e mão-de-obra durante a operação.     

TABELA 3 custo mecanização      

Conteúdos Relacionados