COCAMAR I: Jovens têm futuro promissor no agronegócio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em entrevista ao Cocamar Notícias, o vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, disse que os jovens agricultores estão diante de uma oportunidade histórica para aproveitar o grande potencial do agronegócio brasileiro, que se apresenta como um dos principais provedores de alimentos para o mundo. Segundo ele, a liderança do país na produção agropecuária e o seu reconhecimento por mercados exigentes e seletivos se fizeram não só da porteira para fora, mas também além das fronteiras. O país é hoje o principal exportador mundial de café, açúcar, etanol e suco de laranja e desponta no mercado de carnes bovina e de frango. Tudo isso sem falar, entre outros, da soja e do milho. "O peso da agricultura no mercado internacional de alimentos é crescente e, com certeza, iremos ampliar cada vez mais essa participação como fornecedores de produtos agropecuários. A agricultura é a atividade do presente e do futuro e, nesse contexto, o Brasil tem papel importantíssimo", frisou Fernandes. Nos últimos anos, as exportações brasileiras cresceram 111%, passando de US$ 30 bilhões em 2003 para US$ 75 bilhões em 2010.

 

Bom momento - "O bom desempenho do agronegócio deve ser mantido em 2011 e nos anos seguintes. Aos fatores positivos, somam-se os estoques mundiais de alimentos em baixa e a tendência de elevação no consumo das famílias, principalmente nos países emergentes", acrescentou. Ao seu ver, "as perspectivas para o setor são as melhores possíveis e, no âmbito da Cocamar, que atravessa o melhor período de sua história, os cooperados têm a oportunidade de fortalecer ainda mais os seus negócios, realizando os necessários investimentos para aprimorar a tecnologia e ampliar a sua competitividade".

 

Entusiasmo - Dirigindo-se especificamente ao público jovem, formado por filhos e filhas de cooperados, "cada vez mais entusiasmados com essa atividade que é essencial para a economia brasileira", ele disse que "o entusiasmo se verifica nas realizações promovidas pela cooperativa, como cursos, encontros técnicos, debates e viagens de imersão. Eles têm consciência de seu papel no trabalho da família e do que lhe reserva o futuro".  Ao contrário do que se via em um passado recente, quando os jovens se sentiam atraídos pela cidade, o momento agora é de dar ao campo o seu devido valor e aproveitar os caminhos para o crescimento que ele oferece, na opinião do vice-presidente. "Como qualquer segmento em expansão, o que ele mais precisa agora é de profissionais bem preparados e capazes de manter o seu processo de evolução. Precisa de empresários modernos e ousados, honrando o pioneirismo de seus desbravadores e valorizando a sua história".

 

Prioridade - Segundo Fernandes, o investimento no futuro do jovem empresário rural é uma prioridade na Cocamar. "Não se pode deixar de participar desse momento histórico - e de crescer em uma das áreas que tendem a valorizar-se cada vez mais". Completando, lembrou que os jovens de hoje "contam com recursos tecnológicos fantásticos, que podem ser potencializados ainda mais com o seu espírito arrojado, a vontade de fazer um mundo melhor e o sonho de empreender, ampliar fronteiras, escrever a sua própria história". (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados